/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Poluição? Entenda por que a lua cheia ficou laranja na Grande Vitória

Entenda como os poluentes na atmosfera influenciam a cor da lua; fenômeno chamou atenção na Grande Vitória

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Na noite de segunda-feira (23), uma lua cheia em tons alaranjados chamou a atenção de quem estava passando nas ruas da Grande Vitória

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

A paisagem bonita, no entanto, tem um motivo longe de ser agradável: a coloração diferente é causada por poluição atmosférica. 

O Folha Vitória foi atrás de respostas com a Climatempo, afinal, além da poluição atmosférica, outros fatores intensificam o amarelo na lua cheia.

Carregando...

Com a falta de chuva, a camada baixa da atmosfera, mais próxima da superfície, acumula mais poluentes. Esses poluentes, então, interagem com a luz da lua cheia, quando está nascendo.

Os raios de luz da lua necessariamente precisam atravessar essa camada atmosférica baixa, que está mais poluída. Por isso, a lua fica amarela. 

LEIA TAMBÉM: Centro integrado vai monitorar terminais do Transcol, estações do aquaviário, 3ª Ponte e ciclovia

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.