Obras do Mergulhão de Camburi devem começar em setembro
O complexo viário está orçado em R$ 77, 5 milhões e atualmente são realizados os estudos topográficos e de geotecnia nas regiões onde as intervenções serão feitas
As obras do Mergulhão de Camburi devem ter início em setembro, com previsão de duração de 30 meses, a contar do início dos projetos. A ordem de serviço do complexo viário foi assinada na última sexta-feira (5).
De acordo com o secretário de Obras e Serviços de Vitória, Gustavo Perin, a obra é orçada em R$ 77, 5 milhões e atualmente são realizados os estudos topográficos e de geotecnia nas regiões onde as intervenções serão realizadas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com Perin, a previsão é de que nos próximos dois meses e meio ou três meses a primeira etapa das obras seja realizada.
"Estamos trabalhando nos estudos topográficos e geotecnia, que fazem parte deste tipo de contratação integrada, onde a empresa é responsável pela implementação e assume o valor integral da obra. Já está iniciado, já começamos estes trabalhos em campo", relatou.
Ainda segundo Perin, conforme acontece o avanço dos projetos-base, acontecerá a montagem dos canteiros de obras.
"Assim que formos aprovando os projetos-base, temos expectativas de que nos próximos três meses já comecemos as intervenções na lateral da Norte-Sul, sentido Mata da Praia. Precisamos fazer essas etapas para realizar a transição das vias, aí começamos a mobilização dos canteiros e terraplanagem", disse.
Perin relata que a população de Jardim Camburi tem participação ativa nas discussões sobre o projeto e que na sexta-feira foi realizado um evento na Praça da Bocha, para contato com a comunidade.
LEIA TAMBÉM: Até pracinha embaixo da Ponte Seca: veja como deve ficar a Vila Rubim
Além disso, o secretário informou que todas as etapas e passos da obra estão disponíveis para consulta pública.
Perin acredita que as obras devem diminuir de 88 para 10 segundos o tempo de tráfego na região durante os horários de pico, segundo apontam as simulações realizadas pela prefeitura. A demora pode chegar a 20 minutos nos horários de pico.
O secretário afirma ainda que as obras devem impactar não apenas o trânsito em Vitória, mas beneficiar o tráfego nas cidades vizinhas da Capital.
"Esta é praticamente uma obra metropolitana, vai melhorar a mobilidade de um gargalo que tem impacto em municípios vizinhos, inclusive para quem vai e volta de Vila Velha a trabalho", afirmou.
O que prevê o projeto
O projeto prevê que os motoristas que trafegam pela Avenida Norte-Sul, no momento que cruzarem a Dante Michelini, na Praia de Camburi, poderão seguir por uma via mais à direita, para trafegarem no sentido do Centro de Vitória.
Também haverá uma segunda via, que passará pelo mergulhão no sentido Vitória. Com ela, será presente um retorno para o bairro de Jardim Camburi.
Veja o vídeo:
Além disso, após as obras, os motoristas que seguem na Dante Michelini e vão em direção ao município da Serra, vão continuar na via mais à direita, a partir disso, vão seguir para o bairro de Jardim Camburi.
Ao mesmo tempo, um segundo fluxo de veículos, que segue para a Serra, deve passar pelo mergulhão e seguir para a Avenida Norte e Sul.
LEIA TAMBÉM: Hotel Majestic, histórico no Centro de Vitória, deve retomar atividades após 10 anos