Joe Biden desiste de disputar a reeleição nos EUA; saiba o motivo
Atual presidente havia sido indicado como candidato democrata para disputar a reeleição este ano contra o republicano Donald Trump
Neste domingo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, utilizou suas redes sociais para anunciar sua decisão de não concorrer à reeleição para a Casa Branca. Em seu comunicado, Biden expressou que servir como presidente foi a maior honra de sua vida.
"Embora minha intenção fosse buscar a reeleição, acredito ser do interesse do meu partido e do país renunciar e me concentrar exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato", comentou.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Biden havia sido indicado como candidato democrata para disputar as eleições deste ano contra o republicano Donald Trump.
Contudo, questões sobre sua capacidade para um novo mandato surgiram entre opositores e aliados após o último debate.
LEIA TAMBÉM: Estudantes aprendem a cuidar da natureza durante Brasileiro de Surfe
Para mais detalhes, a carta completa de Biden pode ser lida no seu perfil oficial no X (antigo Twitter):
Confira a tradução:
"Meus companheiros americanos,
Nos últimos três anos e meio, fizemos grandes progressos como Nação.
Hoje, a América tem a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos em reconstruir nossa nação, na redução dos custos de medicamentos prescritos para idosos e na expansão cuidados de saúde acessíveis a um número recorde de americanos.
Fornecemos cuidados extremamente necessários a um milhão de veteranos expostos a substâncias tóxicas. Aprovamos a primeira lei de segurança de armas em 30 anos. Nomeamos a primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte. E passamos mais legislação climática significativa na história do mundo. A América nunca esteve melhor posicionada para liderar do que estamos hoje.
Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente.E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu renuncie e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato.
Falarei à Nação ainda esta semana com mais detalhes sobre minha decisão.
Por enquanto, deixe-me expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tanto para me ver reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todos este trabalho. E deixe-me expressar meu sincero apreço ao povo americano pela fé e confiança que você depositou em mim.
*Com informações do portal Metrópoles