/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
INVERNO "QUENTE"

Cerejeiras não florescem e bosque em Pedra Azul não terá visitação

Bosque de Cerejeiras Kaoru Kumazawa, em Domingos Martins, não floresceu neste inverno, destacando as mudanças climáticas

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

As tradicionais cerejeiras em Domingos Martins, conhecidas por formarem um bosque cor-de-rosa e paisagem inconfundível com a Pedra Azul, não floresceram neste inverno. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Por conta disso, o Bosque de Cerejeiras Kaoru Kumazawa está apenas com os galhos vazios e não receberá visitações. Em comunicado nas redes sociais, o Instituto ESL, informou que o bosque não será aberto pela ausência de floração.

Mais do que a falta de uma paisagem bonita e oportunidade de movimentar a economia local com turismo, a ausência de flores chama atenção para um problema que só se agrava: as mudanças climáticas.

Para começar, as espécies não são nativas do Brasil, e sim do Japão. Ou seja, por não serem nativas, exige adaptação para o clima onde estão localizadas. 

Carregando...

Em entrevista ao Folha Vitória, o biólogo Daniel Gosser Motta explica a dinâmica entre o clima e as flores.

"A época de floração ou florada no Japão ocorre anualmente na primavera, já no Brasil, ocorre no inverno, entre os meses de julho e agosto, já que as cerejeiras são acostumadas com temperaturas mais baixas. Neste ano, percebemos que o inverno não foi como o de costume, e a ausência da floração no Bosque das Cerejeiras pode estar relacionada negativamente com as mudanças climáticas, já que o metabolismo dessas plantas depende das temperaturas baixas para entender que é hora dos botões se abrirem para cobrir a árvore", explicou.

Se continuar assim, pode ser que no próximo ano o fenômeno se repita por conta do desequilíbrio climático.

"A ausência de floração no Bosque das Cerejeiras pode ser um dos vários sinais para percebemos que as mudanças climáticas afetam todos os seres vivos e podem dificultar a floração do ano que vem, se o inverno for como neste ano", finalizou Motta.

LEIA TAMBÉM: Qual a sua vibe para essa semana? Veja passeios para fazer

No entanto, os dias quentes e sem chuva devem dar uma trégua e o clima de inverno, finalmente, aparecer.

De acordo com a Climatempo, depois de uma segunda quinzena de julho quente em amplas áreas do Brasil, a passagem de uma forte frente fria está prevista para o final deste mês.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo a empresa de meteorologia, o bloqueio atmosférico que estacionou a massa quente sobre o Brasil deve começar seu processo de enfraquecimento, o que significa uma diminuição gradual no seu efeito.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.