/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Papa Francisco envia carta após morte de Dom Geraldo Lyrio Rocha, capixaba que presidiu a CNBB

Arcebispo emérito de Mariana, em Minas Gerais, Dom Geraldo morreu aos 81 anos

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/ Arquidiocese de Mariana
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Papa Francisco, por meio da Nunciatura Apostólica, enviou uma carta para a Arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais, após a morte de Dom Geraldo Lyrio Rocha.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O capixaba, que era arcebispo emérito de Mariana e chegou a presidir a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), morreu aos 81 anos na última quarta-feira (26) devido complicações de saúde após sofrer uma queda, no Pará.

"O Santo Padre, recordando as diversas missões pastorais confiadas a Dom Geraldo ao longo de seu episcopado, especialmente a dedicação do prelado no período em que presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, assegura-lhe dos sufrágios que oferece pelo eterno descanso desse fiel servidor da Igreja, que modelou sua vida pela figura do Bom Pastor. Como penhor de conforto, o Santo Padre concede a quantos choram a morte de Dom Geraldo a bênção apostólica", descreve a carta.

LEIA TAMBÉM: Fiéis se despedem de Dom Geraldo Lyrio Rocha na Catedral de Vitória

Corpo de Dom Geraldo Lyrio Rocha é sepultado em MG

O corpo de Dom Geraldo Lyrio Rocha foi sepultado na tarde deste sábado (29) na Catedral Basílica de Mariana, em Minas Gerais. Antes da cerimônia, o corpo foi velado no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, também na cidade.

Foto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Na última quinta-feira (27), dezenas de fiéis se reuniram na Catedral Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, para a despedida de Dom Geraldo. Na sexta-feira (28), o corpo foi velado em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo.

Quem foi Dom Geraldo Lyrio Rocha?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Dom Geraldo nasceu em Fundão, Região Metropolitana do Espírito Santo, em 14 de março de 1942. Ele começou na Arquidiocese de Vitória, onde foi bispo auxiliar entre 1984 e 1990.

Entre 1990 a 2002, foi bispo de Colatina, no Norte do Espírito Santo. Ele ainda foi arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, entre 2002 e 2007, e atuava desde então em Mariana.

LEIA TAMBÉM: Quem são os turistas mineiros que morreram afogados em Guarapari

Entre 2007 e 2011, presidiu a CNBB. Dom Geraldo foi responsável pela Liturgia e  membro do Conselho Econômico e do Conselho Permanente. Ele integrou também a Comissão Episcopal para a Tradução dos Textos Litúrgicos (Cetel) e da Comissão Especial para a Causa dos Santos.

O pedido de renúncia de Dom Geraldo foi aceito pelo Papa Francisco em 25 de abril de 2018, conforme determina  o Código de Direito Canônico, que prevê o pedido após o prelado completar 75 anos.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.