/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Vacinados demonstram alívio e esperança por dias normais após imunização contra a covid-19

Esperado por muita gente, o momento da vacinação tem gerado uma série de emoções; para alguns, medo se transforma em esperança após receber a primeira dose

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, a reação das pessoas imunizadas tem chamado a atenção. Algumas choram, outras comemoram e se sentem aliviadas com a proteção.

Da apreensão ao medo, da segurança à esperança. Quando o assunto é imunização contra o coronavírus, as emoções são sentidas antes e depois de receber a tão esperada dose.

Foto: Reprodução / TV Vitória
Marciene Rodrigues celebrou a primeira dose da vacina contra a covid-19

Para a dona de casa Marciene Rodrigues, a vacinação foi um momento tão especial que precisou ser registrado para ser compartilhado nas redes sociais. A ansiedade foi tanta, que ela nem dormiu na noite anterior.

"Eu estava emocionada, quase passei mal, tive dor de cabeça de tanto que eu queria o momento da vacinação. Foi um dia de celebração", contou.

O alívio da vacinação é ainda maior pelo fato dos pais da dona de casa, que moram em Minas Gerais, terem sido infectados pelo vírus, deixando todos os familiares no Espírito Santo bastante preocupados.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Minha mãe com 80 anos e meu pai com 85. Minha mãe foi para a UTI, ficou internada 15 dias mas, graças a Deus, retornou para casa e hoje estou aqui feliz da vida depois de ser imunizada", disse.

Além de proteger do vírus, a vacina protege contra a tristeza de mais perdas. Após ser imunizada, Marciene cultiva a expectativa de que, em breve, possa rever toda a família. 

Foto: arquivo pessoal
Familiares de Marciene Rodrigues: registro de reunião tirado antes da pandemia poderá se repetir quando toda a família for imunizada

A pandemia ainda não acabou!

Apesar do avanço da imunização em todo o Espírito Santo, no Brasil e no mundo, a pandemia ainda segue em curso fazendo vítimas diárias. 

Para além da emoção e do sentimento de proteção, a vacina traz a sensação de esperança, que a auxiliar de depósito Tânia Alves Rosa carrega logo após receber a dose. "Essa realmente é uma esperança de que tudo volte ao normal, se Deus quiser", afirmou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Para a psicóloga Aline Hessel, a imunização da população ultrapassa as barreiras da saúde e, atualmente, é a chave para a retomada da vida saudável e social. 

"A vacina traz uma esperança e cria uma expectativa de dias melhores. A esperança de um contato com as pessoas próximas, a realidade de trabalho, vida social, a retomada da vida à normalidade e principalmente a diminuição do risco do vírus ser um grande fantasma na vida das pessoas", explicou.

Sensações diferentes

A maquiadora Sandryelle Christina Correa foi imunizada há cerca de um mês. Ela tem hipertensão e temia complicações na saúde caso fosse contaminada pelo novo coronavírus. A jovem tem palavras bem diferentes para definir a emoção de antes e depois da vacina.

"A sensação que eu tive antes da vacina era de medo, ansiedade e incerteza, mas depois da imunização, esses sentimentos mudaram para esperança, felicidade e confiança de que tudo vai melhorar", 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A luta contra a covid-19 é um papel de todos e todas. Além da fé, a arma que toda a sociedade pode contar é a ciência. Todos unidos pela vida e guiados pela emoção mais poderosa que existe: o amor.

* Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.