OAB em pauta

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Presidente da OAB-ES destaca apoio à advocacia do interior na inauguração da sede da 12ª Subseção

José Carlos Rizk Filho deu início à inauguração da nova sede em São Mateus, um momento muito esperado pela classe advocatícia da região Norte do Estado que foi concretizado em sua gestão.

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / OAB-ES
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Em clima de festa, com a participação de advogados e advogadas da região Norte do Estado e da Grande Vitória, presidentes de Subseções, conselheiros estaduais e federais, autoridades, entre outros, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho, deu início à inauguração da nova sede da 12ª Subseção de São Mateus, um momento muito esperado pela classe advocatícia da região Norte do Estado que foi concretizado em sua gestão.

Destaque para a presença do presidente da 12ª Subseção de São Mateus, Patrick de Oliveira Malverdi; de sua vice-presidente, Geisiane Seibel, e de toda a diretoria; do Conselheiro Federal da OAB-ES, Luiz Cláudio Allemand; do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAES), Aloísio Lira; e do coordenador do Colégio de Presidente da Subseções da OAB-ES e presidente da 1ª Subseção de Colatina, Cristiano Cassaro, representando todos os presidentes de Subseções da Ordem.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além disso, ainda marcaram presença nesta data importante o secretário-geral da OAB-ES, Marcus Felipe Botelho Pereira; o secretário-geral adjunto da OAB-ES, Rodrigo Carlos de Souza; o presidente do TED e Coordenador Geral de Comissões, Alberto Nemer; o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA-ES), Alexandre Zamprogno; o presidente da Escola de Prerrogativas, Ben-Hur Farina; e várias autoridades.

O presidente da 12ª Subseção de São Mateus, Patrick Malverdi, disse que a construção da nova sede só foi possível graças ao esforço da Seccional. "Foi um trabalho do presidente Rizk, do Dr, Ricardo, do Dr. Marcus... Eu só tenho que parabenizar a Seccional por todo o trabalho e nós, da 12ª Subseção, só podemos agradecer por essa sede maravilhosa".

Discurso emocionante

Em um discurso emocionante, em frente à belíssima nova sede da Subseção de São Mateus, o presidente da Ordem, Rizk Filho, começou dizendo: “A festa aqui é nossa, é de vocês”.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

“Gostaria de falar sobre o que está sendo feito aqui hoje. Eu costumo ver presidentes de Subseção com ciúmes da sede do outro. Agora, Seccional com ciúmes da sede de São Mateus, acho que é a primeira vez. Estou pensando, seriamente, em levar essa sede para Vitória”, disse Rizk Filho sob aplausos.

Em seguida, o presidente da Ordem continuou destacando algumas coisas importantes de como começou a construção dessa sede.

“Minha esposa está aqui e lembra bem de um momento difícil, quando assumimos a OAB-ES. Eu sei que precisamos olhar para a frente, mas é sempre bom registrar que ao assumir minha gestão, não tínhamos, sequer, o valor para o salário dos funcionários. Tínhamos exatamente em caixa R$ 127 mil. E você, Patrick, veio com Geisiane me falar de um lote de sede. E eu falei: ‘Amanhã vou lá hoje. Calma que eu preciso resolver neste começo problemas graves de gestão’. E te pedi um tempo, lembra disso?”, ressaltou o presidente da Seccional.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Ele explicou que naquele momento era necessário cuidar do dia a dia, mas quando conseguiu dar os primeiros passos na arrumação da Casa, chamou o presidente da 12ª Subseção para uma nova conversa.

“E fomos a Brasília na casa do presidente do Fundo de Integração de Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida). E faço aqui um parênteses para agradecer esse investimento federal, que representa um terço. Depois veio a aprovação da Diretoria e minha. Só que a pandemia chegou sem avisar, e eu tinha toda a desculpa do mundo para falar que não ia ser mais possível realizar a construção da nova sede. Afinal, as coisas mudaram e a inadimplência subiu. Mas fomos muito ousados e assinamos o contrato para a obra, mesmo usando máscara. E, hoje, estamos aqui inaugurando essa belíssima sede. E neste momento tão esperado, não poderia deixar de fazer um agradecimento a Deus, a minha esposa Fabiana, que tanto tem sofrido com as minhas ausências, ao meus filhos, Pedro e a Sofia, e também ao grau de dedicação a esse sistema de voluntariado que é a OAB, que nos dá, nos cobra e nos pede”. disse o presidente da Ordem.

Reflexão importante

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Após aplausos, Rizk Filho continuou chamando todos à reflexão. “O que é uma sede, a sede é um prédio, sim, mas o que ela traduz?”. E explicou que a nova sede representa a independência, uma maneira de se posicionar. “Quando o Tribunal diz não ao interior, a Ordem diz sim, abrindo esse belo prédio”.

Rizk Filho salientou, ainda, que a nova sede significa escritórios para a advocacia jovem que ainda não tem o seu espaço, representa a possibilidade de novas Comissões Temáticas, entre outras coisas. “Sede é o que fica, é algo que cria dignidade para a nossa classe. E esse novo prédio representa quatro anos de anuidades de todos os advogados e advogadas. E quando questionarem para onde elas vão, é só mostrar essa belíssima e moderna construção”, alertou.

O presidente da Ordem também fez questão de ressaltar sete temas importantes, não só para a OAB-ES, mas para a sociedade como um todo: o que acontece em eleição, fica na eleição; lugar de mulher é onde ela quiser; prerrogativas da advocacia são direitos do cidadão; pensar diferente não torna a pessoa necessariamente inimigo; o racismo é algo deplorável e deve ser combatido; a orientação sexual não julga o caráter de ninguém; e não se fecham fóruns e, sim, se abrem portas de entrada à justiça.

Reprodução / OAB-ES
Reprodução / OAB-ES
Reprodução / OAB-ES
Reprodução / OAB-ES
Reprodução / OAB-ES
Reprodução / OAB-ES
Reprodução / OAB-ES
Reprodução / OAB-ES
Reprodução / OAB-ES
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

E para finalizar, Rizk Filho, lembrou a luta intensa da OAB-ES para evitar a extinção/integração de 27 Comarcas no Espírito Santo. “A advocacia não é profissão de covarde, e covardia de presidente de Ordem muito menos. E cá estamos nós, segurando a duras penas há um ano uma liminar que protege as cidades. Não se fecham tribunais, a população carente de Norte a Sul do nosso Estado tem direito a ter acesso ao judiciário. Essa, sem dúvida, é a maior obviedade que precisa ser dita”, concluiu.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.