/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

'Grau': aumenta número de manobra perigosa feita por motociclistas no ES

No inicio do mês, um homem foi atropelado por um motociclista que empinava a moto e já está em coma há quase 20 dias. Manobra causa acidentes graves

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma manobra arriscada e perigosa. Além de ser uma infração grave de trânsito, a prática conhecida como "grau", aquela quando o motociclista empina o veículo, pode provocar acidentes além de trazer consequências graves. 

No início do mês, um motociclista que praticava a manobra em uma via pública acabou atropelando Fábio Fortunado, de 41 anos. O acidente trouxe sequelas para a vítima, que já está há quase 20 dias internada em coma.

No dia do atropelamento, Fábio havia saído de casa para comprar leite no supermercado do bairro, quando foi atropelado. O rapaz foi socorrido e levado para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória. 

Nesta terça-feira (20), segundo a esposa da vítima, Fábio foi transferido para um hospital em Santa Teresa, região Serrana do Estado, e continua recebendo cuidados médicos.

Foto: Reprodução TV Vitória

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) apontam que entre os meses de janeiro e julho deste ano já foram registrados 249 atuações relacionadas a manobra. No mesmo período do ano passado, foram registrados 156.

O que diz a lei sobre as manobras irregulares praticadas pelos motociclistas?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O Código Brasileiro de Trânsito afirmar que "conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda é uma infração gravíssima", prevista no Inciso III do Artigo 244.

De acordo com o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, capitão Theotônio, o condutor pode ser penalizado com multa e ter a habilitação suspensa, além da retenção do veículo até a regularização.  

Porém, segundo o capitão, se o motociclista realizar esse tipo de movimento em locais onde pode oferecer risco a terceiros, o artigo e as punições são diferentes e podem levar a detenção.

"Se o indivíduo estiver empinando sua moto e estiver oferecendo o risco para terceiros, ele vai incorrer no artigo 308 do Código de Trânsito", afirmou. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Neste caso pode ocorrer a detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. 

"Grau" na Serra: jovem tentou fugir da polícia após ser flagrado fazendo manobras proibidas

No último fim de semana, um grupo de motociclistas foi surpreendido pela Guarda Municipal da Serra no momento em que faziam manobras proibidas, no bairro Civit. Depois da abordagem, houve uma perseguição e um dos rapazes acabou detido.

Um dos jovens acabou se envolvendo em um acidente, ao tentar fugir dos agentes da Guarda. Ferido após cair da motocicleta, o rapaz foi encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento de Castelândia, também na Serra.

Ao receber alta médica, o rapaz foi levado para a Delegacia Regional do Município e preso por resistência e desobediência.

*Com informações da repórter Waslley Leite, TV Vitória/Record TV.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.