/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Fábricas de cosméticos e produtos de limpeza não podem fazer testes em animais no ES

Estado adere a um grupo de outros 8 onde a utilização de cobaias já é proibida

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Seguindo o exemplo de outros estados, o Espírito Santo também aderiu ao movimento que proíbe o uso de animais como cobaias para testar produtos em indústrias que utilizam produtos químicos na fabricação.

A lei publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial do Estado proíbe a utilização de animais para testes em produtos fabricados pelas indústrias de cosméticos, higiene pessoal, limpeza e perfumaria. Com isso, o Espírito Santo adere a um grupo de 8 estados onde a utilização de cobaias já é proibida. 

A lei já está em vigor e prevê multa de R$ 7.2 mil para o profissional e de R$ 180 mil para a empresa. Se o descumprimento continuar, os valores são em dobro. Uma indústria de cosméticos de Vila Velha não vai precisar se adequar à nova legislação, já que desde quando foi criada, há 26 anos, não utiliza animais em testes.

O bioquímico Caio Bauer afirmou que antigamente o objetivo de testar primeiro nos animais era preservar os humanos de alguma reação adversa, mas que isso já não é mais necessário graças ao avanço da tecnologia.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"O teste no animal seria para identificar algum traço de alergia, mas que provavelmente no ser humano também seria identificado. Só que já existem algumas substâncias que é sabido que causa alergia, então de fato, o importante é não utilizar".

O técnico de uma fábrica de cosméticos de Guarapari, que também não trabalha com cobaias, acredita que a própria exigência do mercado levou os estados brasileiros a definirem regras contra a crueldade animal. Ele também diz que hoje testes in vitro e até em voluntários humanos são mais eficazes.

"Já temos hoje células que nós conseguimos replicar. São os conhecidos testes in vitro, e quando vamos executar os testes em vivo, executados em cobaias, mas humanas e não em animais", disse Osmar Patrício.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/RecordTV

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.