CORONAVÍRUS

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Secretaria envia documento ao MPES listando medidas para evitar aglomerações no Transcol

O Ministério Público havia notificado a Semobi em razão dos problemas de lotação nos terminais e coletivos da Grande Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Secretaria de Estado de Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Semobi) encaminhou para o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) um documento listando todas as mudanças que serão implantadas nos ônibus e terminais do sistema Transcol para reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus nesses locais. O MPES havia notificado a secretaria em razão dos problemas de aglomeração nos terminais e coletivos da Grande Vitória.

O Ministério Público informou que recebeu o ofício na terça-feira (21) e que está analisando as medidas. Uma delas é o aumento da frota de ônibus em circulação já a partir da próxima segunda-feira (27), quando 31 linhas a mais estarão nas ruas. A partir do dia 3 de agosto, serão mais 100 linhas. "A gente passa a frota de 1.100 veículos para 1.200, atendendo mais de 90% do número de viagens no horário de pico", destacou o secretário de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O secretário garante também que haverá um aumento da fiscalização nos coletivos, para assegurar que as medidas de distanciamento estão sendo seguidas. "A ideia é de, no horário de pico manhã, quando as pessoas migram da alimentadora para a troncal, a fiscalização vá mais para a troncal. No pico da tarde, quando elas vêm mais da troncal para a alimentadora, a fiscalização vai para a alimentadora", explicou Damasceno.

>> Governo do Estado não cumpre prazo dado pelo MPES para resolver lotações em ônibus

>> Protocolo será elaborado para evitar transmissão da covid-19 em ônibus e terminais no ES

Entre outras medidas que a Semobi prometeu adotar está a instalação de dispenser de álcool em gel nos terminais da Grande Vitória. Segundo Damasceno, a compra dos equipamentos depende de licitação e a previsão é de que o produto esteja disponível em meados de agosto. 

O secretário também citou a instalação de mais cortinas de proteção para os motoristas dos coletivos. Segundo eles, as empresas de ônibus estão sendo cobradas para seguir essa recomendação.

Usuários do sistema

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Fábio Damasceno também destacou que o número de passageiros que atualmente utilizam o sistema Transcol é aproximadamente a metade do normal, ou seja, cerca de 300 mil. 

Já o número de ônibus, segundo ele, não foi reduzido nessa mesma proporção. Dos 1.400 coletivos, 1.200 devem passar a rodar a partir de agosto. Além disso, a velocidade média dos ônibus aumentou.

"A velocidade dos ônibus dobrou. Hoje o tempo de viagem é pela metade. Então as pessoas conseguem se programar e conseguem esperar o próximo ônibus. Não dá para a gente usar esse tipo de coisa para desobedecer uma regra de saúde pública", ressaltou o secretário.

Com informações da jornalista Andressa Missio, da TV Vitória/Record TV 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.