/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Primeira cidade da GV a deixar grupo de risco alto, Viana não registra novos casos de covid-19

Apesar disso, em 24 horas a cidade registrou uma nova morte causada pelo novo coronavírus

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Viana foi a primeira cidade da Região Metropolitana do estado a desintegrar a lista de alto risco de transmissão do novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado neste sábado (11), após a divulgação do 13º Mapa de Risco da Covid-19.

O município não registrou novos casos de covid-19. De acordo com atualização do Painel Covid-19 no final da tarde deste sábado, o número de infectados continuava em 1.097. Apesar disso, em 24 horas a cidade registrou uma nova morte causada pelo novo coronavírus. O número total de óbitos chega a 46.

O mapa entra em vigor na próxima segunda-feira (13) e define regras de funcionamento de estabelecimentos comerciais, restaurantes e outros serviços do Estado. Nesta semana 41 cidades seguem em risco alto e outras 37 em risco moderado. Não há nenhum município em risco baixo ou risco extremo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Entram em risco alto Afonso Claudio, Apiaca, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Pinheiros, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

Saem do risco alto para o moderado Boa Esperança, Divino de São Lourenço, Fundão, Guaçuí, João Neiva, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Santa Teresa e Viana.

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, considerando apenas o coeficiente de incidência. No dia 4 de maio, foi inserida na matriz de risco também a taxa de ocupação de leitos de UTI.

Já em 18 de maio, a matriz de risco foi ampliada com a inserção da taxa de letalidade, índice de isolamento social e porcentagem da população acima de 60 anos.

Em entrevista coletiva na noite de ontem (10), o governador Renato Casagrande anunciou alguns ajustes na matriz como a ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes e mudança nas regras para a abertura de academias. Casagrande também adiantou que todas as cidades capixabas serão classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O mapa de risco segue orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle, composta pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) , Defesa Civil, Secretaria de Saúde do Estado (SESA), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), UFES e IFES.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.