/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Vitória terá 200 mil novas árvores plantadas em oito anos

De 2013 até o final de 2020, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) prevê o plantio total de quase 200 mil mudas de árvores

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: André Sobral
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

As ações de plantios de mudas de árvores em áreas urbanas e naturais da cidade, contemplando vias públicas, canteiros, parques urbanos e naturais e demais áreas de proteção ambiental da cidade, seguem a todo vapor. Com isso, a capital fica cada vez mais verde.

De 2013 até o final de 2020, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) prevê o plantio total de quase 200 mil mudas de árvores, sendo 15 mil árvores em áreas urbanas e 180 mil em áreas naturais, provenientes de recursos de compensação ambiental de empresas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A ação é feita pelas gerências de Áreas Verdes (GAV) e de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas (GPME).

Arborização e reflorestamento

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, estão sendo elaborados projetos de arborização nas vias públicas e nos parques, assim como projetos de reflorestamento ao longo de todo o Maciço Central de Vitória, "devido à importante função ecológica e aos benefícios que as árvores desempenham para a qualidade ambiental e bem-estar da população".

Benefícios

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O plantio de árvores em áreas urbanas desempenha funções importantes para os cidadãos, como aumento da umidade do ar, elevação da permeabilidade do solo, interceptação da a água da chuva, sombreamento, diminuição da poluição do ar e melhora do microclima.

Já nas áreas naturais, os plantios são fundamentais para a recuperação das áreas degradadas, visando ao reflorestamento do Maciço Central por meio do plantio de mudas de árvores da Mata Atlântica.

Além disso, o reflorestamento promove controle da erosão do solo e prevenção de deslizamentos de terra, fornecimento de abrigo e alimentação para a fauna, prevenção do assoreamento de corpos hídricos, retenção de poluentes da atmosfera e controle de temperatura.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.