/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Portocel: navio onde acidente aconteceu é da Libéria

Três trabalhadores morreram em um navio atracado em Portocel, em Barra do Riacho, Aracruz, região Norte do Espírito Santo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O navio onde o acidente que deixou três trabalhadores mortos em Portocel, no município de Aracruz, aconteceu, é da Libéria, um pequeno país do oeste do continente africano.

A embarcação foi construída em 2012. O navio inicialmente se chamava 'Oriente Approach' e passou a se chamar 'Sepetiba Bay' após o ano de 2013. 

De acordo com o site especializado em monitoramento de embarcações, Marine Traffic, antes de chegar no Portocel, o navio estava no porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A embarcação chegou no Portocel no último sábado (20), às 15h30, e está embarcado desde então. É um navio grande: com 180 metros de comprimento por 30 de largura, e pesa mais de 33 mil toneladas.

Até que se concluam as investigações sobre o ocorrido, o navio continuará atracado em Portocel. 

Acidente

De acordo com o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores Avulsos e Com Vínculo Empregatício em Estiva nos Portos do Estado do Espírito Santo (SETEMEES), o acidente teve início quando um dos trabalhadores desceu ao porão do navio para pegar equipamentos e desmaiou. Em seguida, outros três trabalhadores portuários foram ajudar, mas também desmaiaram.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com o chefe do setor de segurança e saúde do trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo, José Eduardo Freire de Menezes, a suspeita é de que as vítimas tenham entrado no porão sem a devida proteção.

"Um deles estava mais acima e conseguiu subir as escadas à tempo. Mesmo assim inalou uma quantidade do gás, que é muito tóxico. Os outros três, infelizmente, não conseguiram sair", contou.

O chefe de segurança do Ministério do Trabalho explicou que o gás que teria matado as vítimas é utilizado na impermeabilização de madeira e estava concentrado dentro do porão. José Eduardo disse ainda que estará no porto de Aracruz, nesta quarta-feira (25), com um outro representante do setor, para iniciar as apurações sobre o acidente.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.