/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Terremoto que atingiu Grécia causou 'pequeno tsunami' próximo a balneário turco

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Cós, Grécia - O terremoto que atingiu o Mar Egeu na madrugada desta sexta-feira causou um "pequeno tsunami" em Bodrum, famoso balneário turco, onde as águas chegaram a subir a um nível maior que o normal, mas o dano foi limitado, de acordo com o centro de pesquisa de terremotos da Turquia, com sede em Istambul.

Segundo o diretor do centro, Haluk Ozener, as águas do tsunami percorreram entre 10 e 100 metros até a costa. De acordo com o observatório, a magnitude do terremoto foi de 6,6 graus.

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia confirmou que um cidadão turco morreu na ilha grega de Cós, durante um terremoto que atingiu a região durante a noite. Nesta sexta-feira, o ministério disse que um segundo nacional turco estava em estado grave e foi transferido para Atenas para tratamento. A vítima não foi identificada pelo ministério, que alegou que as autoridades ainda estavam tentando alcançar seus familiares.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

As autoridades turcas enviaram um navio com 250 pessoas de Bodrum para Cós para começar a evacuar cerca de 200 turistas turcos que estavam na ilha, disse o ministério. As autoridades gregas concederam permissão especial ao navio para se aproximar de um cais em Cós, onde a construção portuária estava danificada.

Funcionários de saúde gregos comentaram que 13 pessoas foram transportadas para hospitais em Atenas e nas ilhas de Rodes e Creta, após o terremoto, que deixou dois mortos. Um porta-voz de um hospital estadual em Iraklio, em Creta, afirmou que o local recebeu quatro pacientes, incluindo duas pessoas em estado grave - uma com lesão na cabeça e outra, que teve uma perna amputada. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.