/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Semana começa com chuva no ES. Veja a previsão!

Na próxima segunda-feira (17), os moradores de algumas localidades da região Sul do país poderão vivenciar um fenômeno não muito comum no Brasil

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O domingo começou com chuva em toda a Grande Vitória e a previsão é de que ela continue ao longo da semana, segundo Instituto Climatempo. 

Veja a previsão completa para a sua região!

De acordo com informações do Instituto, áreas de instabilidade que chegam do mar espalham algumas nuvens carregadas pelo litoral do Espírito Santo. 

Na segunda-feira (17), o dia amanhece nublado e as temperaturas variam de 19ºC a 27ºC, assim como na terça-feira (18), Já na quarta (19), o dia começa com chuva e mínima de 18ºC. Na quinta-feira (20), a previsão é de que o dia também amanheça com chuva em todo o Estado, 


Possibilidade de neve no Sul do Brasil

Na próxima segunda-feira (17), os moradores de algumas localidades da região Sul do país poderão vivenciar um fenômeno não muito comum no Brasil.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
De acordo com informações do Instituto Climatempo, algumas simulações feitas por supercomputadores indicaram a possibilidade de nevar nestes locais.

A hipótese está sendo considerada por causa de uma massa de ar de origem polar extremamente forte que avança sobre o centro-sul da América do Sul nos próximos dias. No decorrer da semana, a área com chance de neve aumentou e está sendo indicada não apenas para cidades catarinenses onde o fenômeno costuma ocorrer, como São Joaquim, Urubici e Urupema, mas também para cidades de menor altitude da serra e do planalto gaúcho e das regiões de planalto no sul e no norte de Santa Catarina. A chance de nevar em cidades como Palmas e União da Vitória, no sul do Paraná não pode ser completamente descartada. Além da neve há chance também de fenômenos como chuva congelada e sincelo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
O fenômeno, no entanto, deve ocorrer somente no dia 17 de julho. A neve pode começar já pela manhã, mas as condições são maiores durante a tarde e à noite, a medida que a atmosfera vai ficando cada vez mais gelada. Não há condições para nevar no dia 16 porque o ar ainda não estará suficientemente frio e nem úmido sobre o Sul do Brasil para que haja a formação de nebulosidade e de cristais de gelo.

O dia 17 é "o" dia da neve porque é neste dia que o centro da forte massa de ar de origem polar estará no norte da Argentina, e começa a injetar o frio intenso sobre o Sul do Brasil, e é quando teremos muita umidade na Região. Não basta estar muito frio. É preciso ter umidade para formar as nuvens.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.