/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Saiba onde pode nevar nesta segunda-feira

No Espírito Santo, a previsão é de tempo nublado até a próxima quarta-feira, quando o dia deve amanhecer com chuva

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Ao longo da semana simulações atmosféricas específicas para neve feitas por supercomputadores indicaram a possibilidade de nevar no Sul do Brasil nesta segunda-feira (17). A possibilidade de nevar está sendo considerada por causa de uma massa de ar de origem polar extremamente forte que avança sobre o centro-sul da América do Sul.


De acordo com o Climatempo, a área com chance de neve aumentou e está sendo indicada não apenas para cidades catarinenses onde o fenômeno costuma ocorrer, como São Joaquim, Urubici e Urupema, mas também para cidades de menor altitude da serra e do planalto gaúcho e das regiões de planalto no sul e no norte de Santa Catarina. A chance de nevar em cidades como Palmas e União da Vitória, no sul do Paraná não pode ser completamente descartada. Além da neve há chance também de fenômenos como chuva congelada e sincelo.


Só um dia de neve

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
A chance de nevar é apenas para esta segunda-feira (17). O fenômeno pode começar já pela manhã, mas as condições são maiores durante a tarde e à noite, a medida que a atmosfera vai ficando cada vez mais gelada. 

O dia 17 é "o" dia da neve porque é neste dia que o centro da forte massa de ar de origem polar estará no norte da Argentina, e começa a injetar o frio intenso sobre o Sul do Brasil, e é quando teremos muita umidade na Região. Não basta estar muito frio. É preciso ter umidade para formar as nuvens.

O centro de uma massa polar é a região mais fria. No dia 17, o frio intenso será a bola na marca do pênalti, o Sul do Brasil o gol e o goleiro estará fora da sua posição para tentar a defesa. No dia 18 de julho, a bola entra com tudo e mais 100 sobre o Sul do Brasil. Frio indefensável, que vai fazer a Região Sul congelar! Na terça-feira (18) é prevista geada forte e temperaturas negativas no Sul e não mais as condições para nevar.

Previsão de chuva no ES

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

De acordo com informações do Climatempo, áreas de instabilidade que chegam do mar espalham algumas nuvens carregadas pelo litoral do Espírito Santo.

Na segunda-feira (17), o dia amanhece nublado e as temperaturas variam de 19ºC a 27ºC, assim como na terça-feira (18), Já na quarta (19), o dia começa com chuva e mínima de 18ºC. Na quinta-feira (20), a previsão é de que o dia também amanheça com chuva em todo o Estado, 

(As informações são do Climatempo)

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.