Taxistas protestam contra o aplicativo Uber no Rio de Janeiro
Os motoristas amarraram fitas brancas e azuis nos carros e seguiram em comboios por algumas das principais avenidas da cidade, percorrendo as zonas oeste, norte e sul.
Centenas de taxistas protestam no Rio de Janeiro contra o aplicativo de celular Uber, que oferece caronas pagas em carros cadastrados. Os taxistas percorreram diversos bairros da cidade e se concentraram no Aterro do Flamengo, onde interditaram pistas no sentido centro em frente ao Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.
Os motoristas amarraram fitas brancas e azuis nos carros e seguiram em comboios por algumas das principais avenidas da cidade, percorrendo as zonas oeste, norte e sul.
Com o fechamento do Aterro, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio recomenda que os motoristas usem as pistas da Praia do Flamengo e ruas de dentro do bairro para fazerem o caminho zona sul-centro.
Os taxistas argumentam que o serviço oferecido pelo Uber é ilegal e clandestino, e, em São Paulo, chegaram a pedir a suspensão do funcionamento do aplicativo, que foi negada pela Justiça.
Taxista há dez anos, Márcio Madureira partiu da Barra da Tijuca para o centro da cidade em uma das carreatas de manifestantes. "A verdade é que a Prefeitura do Rio nos fiscaliza numa fiscalização rigorosa, e esse aplicativo chamado Uber, que é um pirata alienígena hoje está atrapalhando nosso trabalho em todo canto do mundo", diz o taxista, que afirma que as corridas estão em queda: "No período da noite, caiu 40%".
Em resposta ao protesto dos taxistas, a Uber está oferecendo duas viagens de menos de R$ 50 gratuitamente no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, até as 19h. "Sabemos que hoje será um dia complicado para locomoção, e para não deixar os cariocas sem opção, todos poderão utilizar a Uber para qualquer lugar da cidade gratuitamente", diz o texto da promoção.
Em nota, a Uber afirmou ser a favor de os usuários terem mais opções de transportes e defendeu que seu seviço gera oportunidades de negócios para milhares de motoristas parceiros.
Nota da Uber
“A Uber defende que os usuários têm o direito de escolher o modo que desejam se movimentar pela cidade. Em uma cidade como o Rio de Janeiro, que tem uma população que precisa de opções de transporte e que recebe milhares de turistas de todo o mundo anualmente, a inovação é crucial para que a cidade fique cada vez mais conectada, transparente e inteligente. A Uber acredita que é possível trazer uma série de melhorias para a sociedade, gerando novas oportunidades de negócio para milhares de motoristas parceiros e ao mesmo tempo oferecer novas opções de mobilidade urbana”.