/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Obama é criticado, após dizer que Etiópia é democrática

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Nairóbi - Alguns ativistas africanos viram com preocupação as declarações do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de que a Etiópia havia eleito democraticamente seu governo. Obama falou sobre o tema na segunda-feira, durante entrevista coletiva com o primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, cujo partido governista conseguiu todas as cadeiras nas eleições para o Parlamento em maio.

Nesta terça-feira, Obama pediu aos líderes africanos que garantam os direitos democráticos, em um discurso realizado na sede da União Africana, antes de ele partir para a Etiópia para encerrar uma viagem por duas nações africanas que incluiu uma parada no Quênia.

Um porta-voz do partido etíope Azul, de oposição, Yonathan Tesfaye criticou a fala de Obama na segunda-feira. Por outro lado, notou que no dia seguinte o líder dos EUA fez um discurso apaixonado e inspirador pelos direitos humanos. "Em qual deles devo acreditar?", questionou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Um importante nome da oposição na Etiópia, Merara Gudina disse ter dúvidas de que os Estados Unidos iriam pressionar por mudanças democráticas em seu país e mostrou-se preocupado com o risco de que a visita de Obama terminasse como "outro exercício de relações públicas".

Grupos pelos direitos humanos criticaram Obama por visitar a Etiópia, dizendo que a viagem legitimava um governo opressivo. A Etiópia é o segundo país que mais prende jornalistas na África, atrás da Eritreia, segundo o Comitê de Proteção aos Jornalistas. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.