/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Texas enviará tropas da Guarda Nacional para a fronteira

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Austin - O governador do Texas, Rick Perry, enviará até mil tropas da Guarda Nacional para a fronteira dos EUA com o México no próximo mês para combater o que classificou como criminosos explorando um aumento na entrada ilegal de crianças nos EUA.

Perry, um crítico da resposta da Casa Branca à crise de imigração, declarou que o Texas tem a responsabilidade de agir após o que chamou de promessas vazias de Washington. "Eu não ficarei de braços cruzados enquanto nossos cidadãos estão sob ataque e pequenas crianças da América Central estão detidas na miséria", disse.

O envio de tropas da Guarda Nacional custará ao Estado do Texas um valor estimado de US$ 12 milhões por mês. As tropas poderão levar pessoas em custódia se necessário.

O anúncio foi criticado por alguns legisladores democratas e grupos empresariais. O xerife do Condado de Cameron Omar Lucio disse não saber se as tropas irão à sua parte da fronteira e questionou a utilidade delas. "Essas pessoas são treinadas para a guerra, não para a aplicação da lei", disse.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Mais de três mil agentes da Patrulha Fronteiriça atualmente trabalham no Vale do Rio Grande, no Texas, mas Perry tem repetidamente pedido ao presidente Barack Obama que envie a Guarda Nacional à fronteira em meio ao influxo de imigrantes.

Desde outubro, mais de 57 mil crianças desacompanhadas e adolescentes entraram ilegalmente nos EUA, pelo menos duas vezes superior ao número registrado no mesmo período do ano anterior. A maior parte dessas pessoas vêm de Honduras, Guatemala e El Salvador, onde a violência urbana e a intensa pobreza motivou a fuga de milhares de pessoas.

Funcionários da administração Obama disseram que o influxo desacelerou nas últimas semanas. O porta-voz da Casa Branca Josh Earnest disse que Perry quis fazer uma declaração simbólica ao povo da América Central de que a fronteira está fechada. "Me parece que um símbolo muito mais poderoso seria uma aprovação bipartidária de uma legislação que faria um investimento histórico na segurança da fronteira e enviaria um adicional de 20.000 funcionários à fronteira", declarou o porta-voz.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ele se referiu a um texto aprovado no Senado para uma ampla reforma na imigração. A proposta enfrenta resistência na Câmara dos Representantes, de maioria republicana. Earnest acrescentou que a Casa Branca não recebeu nenhum tipo de comunicação formal do escritório de Perry, como normalmente acontece no envio de tropas. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.