/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Esculturas do Palácio Anchieta serão novamente restauradas

Segundo a Prefeitura de Vitória, a escadaria Bárbara Lindenberg vai ganhar cara nova. Outra restauração foi realizada após os protestos na capital

Redação Folha Vitória
audima
audima
As estátuas da escadaria Bárbara Lindenberg possuem considerável valor artístico Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Seis esculturas em mármore carrara que ambientam a escadaria serão completamente restauradas nas próximas semanas. A ação é uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Sincades.

De acordo com a prefeitura, as estátuas da escadaria Bárbara Lindenberg possuem considerável valor artístico, histórico e cultural para o Espírito Santo. Projetada no governo de Jerônimo Monteiro, a escadaria foi executada juntamente com a grande reforma e remodelação do Palácio Anchieta, em 1912.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

As esculturas que serão restauradas são a do “Menino com Delfim”, localizada no primeiro patamar da escadaria, dentro da bacia de uma fonte. Ela sofreu várias degradações, como a cabeça, que foi decapitada, e a cauda, que está trincada, além de vários orifícios em sua superfície. Já a “Menina com Delfim”, localizado no centro do terceiro patamar da escadaria, apresenta fissura na perna esquerda na altura do joelho e corrosão.
 
Outras esculturas que serão restauradas são “As Quatro Estações: Alegorias do Outono”, localizada no quarto patamar da escadaria apresenta trincas na base, pichações no rosto, entre outros problemas, assim como a escultura “As Quatro Estações: Alegorias do Inverno”. 
 
A expectativa, segundo a Prefeitura de Vitória, é de que as restaurações sejam finalizadas em seis meses.

Depredações

No ano passado, esculturas também foram reformadas após serem depredadas durante uma série de protestos. Dentre os monumentos destruídos estava a escultura do chafariz da escadaria Bárbara Lindenberg. A peça, de mármore carrara, foi trazida da Itália, em 1912, e representa um dos guardiões da deusa Vênus. Além da escultura, foram destruídos vasos de cimento, que ficavam na escadaria.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.