/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Animais marinhos encalhados no ES fazem parte de fenômeno normal, dizem especialistas

Dois golfinhos e um filhote de baleia jubarte chamaram a atenção dos banhistas capixabas. Especialistas garantem que fenômeno é normal e que não há nenhuma anomalia

Redação Folha Vitória
audima
audima
Uma baleia Jubarte e dois golfinhos foram encontrados em menos de uma semana no ES Fotos: Divulgação/CTA
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os dois golfinhos encontrados mortos e um filhote de baleia Jubarte que morreu após ficar encalhado, em menos de uma semana no litoral capixaba, chamaram a atenção dos banhistas que passaram a comentar os achados na internet. De acordo com o professor de Biologia, Ary Gomes, o fenômeno é normal, e acontece todos os anos.

"No caso das baleias Jubarte o fenômeno é comum. Isso porque começou a época de reprodução da espécie. Do extremo Sul da Bahia até o Norte do Espírito Santo, muitas ficam por lá e isso acaba acontecendo. Já os golfinhos, têm muitos no Estado e por isso alguns se desviam dos bandos e encalham, ou morrem no mar e são levados pela maré", afirma Gomes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para o biólogo Bruno Berger Coelho, do Centro Especializado em Monitorar e Resgatar Animais Marinhos, o CTA, o encalhamento das baleias Jubarte no ES é normal devido ao período de reprodução. Sobre os golfinhos, Coelho diz que são resgatados cerca de dois por mês no litoral capixaba.

"Sobre a baleia, eu acredito que devem acontecer outros encalhes nos próximos dias. Existem muitas baleias no litoral Norte do Estado e litoral Sul da Bahia. Já os golfinhos, nós resgatamos de um a dois por mês, às vezes até mais. Mas não há nenhuma anomalia".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

No caso de encontrar um animal marinho na praia, a recomendação é chamar por atendimento. "Não é recomendado que a pessoa mexa no animal ou tente ajudar no caso de encalhe. O recomendado é chamar a Polícia Ambiental, ou até mesmo as ONGs que possuem profissionais especializados em resgate e tratamento de animais marinhos", completou.

Os animais marinhos no ES

28 tartarugas foram encontradas mortas em uma rede de pesca Foto: Reprodução/Whatsapp Folha Vitória

>> No dia 8 de julho, um elefante-marinho foi encontrado 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05
na areia de uma praia às margens do Morro do Moreno, em Vila Velha. O animal foi encontrado perto do farol de Santa Luzia. Segundo a equipe de biólogos que analisou o animal, o elefante-marinho pode ser o mesmo que foi encontrado em dezembro de 2013, em praias de Vitória. Paradão, o elefante-marinho foi batizado como “Fred”, e deixou o ES nesta segunda-feira (14).

>> Um dia depois, no dia 9 de julho, um golfinho, de 1,78 metro, mais conhecido como boto cinza, foi encontrado morto na Praia do Morro, em Guarapari, na Grande Vitória. O mamífero encalhou à tarde.

>>

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06
Ainda no dia 9 de julho, 28 tartarugas da espécie verde, enroladas em uma rede de pesca, na Praia da Barrinha, na Barra do Jucu, em Vila Velha. O número de animais só foi confirmado após a chegada de uma equipe do Projeto Tamar.

>> No dia 11 de julho, outro golfinho foi encontrado morto na praia das Castanheiras, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. O animal tem 1,87 metro de comprimento e é um espécime adulto.

>> Já nesta segunda-feira (14), um filhote de baleia Jubarte morreu encalhado

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07
na Barra do Sahy, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. Foi o primeiro registro de encalhamento de baleia Jubarte de 2014, no Espírito Santo. O filhote tem cerca de três metros de comprimento e pesa aproximadamente uma tonelada

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.