VÍDEO | Filhote de veado é resgatado em zona rural de Guarapari
O animal, que é da espécie Mazama gouazoubira, está presente em todos os biomas brasileiros, incluindo a Mata Atlântica, onde o Espírito Santo está inserido
Um filhote de veado-catingueiro foi resgatado em Todos os Santos, zona rural de Guarapari, na última quinta-feira (13). De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o animal foi acolhido por moradores após a mãe ser atacada por cães.
Para muitas pessoas, encontrar um animal como este no Espírito Santo pode parecer algo bastante improvável, mas a verdade é que a espécie é bem comum no Estado e no país.
O veado, que é da espécie Mazama gouazoubira, está presente em todos os biomas brasileiros, inclusive na Mata Atlântica, onde o Espírito Santo está inserido, segundo explica o biólogo e mestre em Biologia Animal, Daniel Motta.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O biólogo explica que os veados-catingueiros normalmente têm hábitos diurnos e solitários e normalmente formam grupos durante épocas de pouca oferta de alimentos.
Veja o vídeo:
"Eles nascem pintados com manchas brancas pelo corpo, que ajudam na camuflagem. Uma curiosidade é que eles ficam com a mãe até 8 meses de idade ou até a mãe ter uma nova cria", explicou Motta.
O veado-catingueiro, quando adulto, pode pesar até 25 quilos e medir 105 centímetros. Além disso, podem apresentar padrões de cores diferentes, do avermelhado ao cinza, exemplifica o biólogo.
Mas é importante ressaltar: ao encontrar estes animais é preciso entrar em contato com a Ouvidoria do município ou com a Polícia Militar Ambiental. Além disso, é preciso resistir à tentação de alimentar a espécie.
"É preciso evitar alimentar e encostar nestes animais, pois muita gente não sabe a dieta alimentar deles e eles podem estar com alguma enfermidade", disse o biólogo.
A Polícia Militar Ambiental informou que o filhote foi encaminhado ao CETAS/Ibama, para que possa futuramente ser reinserido na natureza.
Leia Também: Mega-Sena: apostadores de Vila Velha e Serra levam prêmio