/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Trem de passageiros da Vale recebe sala de acolhimento para pessoas autistas

O espaço voltado aos neurodivergentes é equipado com brinquedos pedagógicos, permitindo melhor isolamento acústico em casos de desconforto momentâneo

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Divulgação/ Vale
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Vale, ganhou um espaço dedicado ao acolhimento de pessoas neurodivergentes, que incluem condições como autismo, dislexia, síndrome de Tourette, entre outras.

A sala é equipada com brinquedos pedagógicos, permitindo melhor isolamento acústico em casos de desconforto momentâneo e foi projetada com a ajuda de  instituições especializadas.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Representantes da Associação de Pais e Cuidadores de Crianças Especiais (APCCE) e a Associação dos Portadores de Deficiência de Ipatinga (ADEFI) embarcaram nas viagens, na região do Vale do Aço (MG), para conhecer o novo espaço e sensibilizar os passageiros.

“O trem de passageiros transportou mais de 740 mil pessoas no ano passado. Queremos que todos os usuários se sintam acolhidos pelo transporte. Também consideramos muito importante essa parceria com as instituições, que em diversos momentos estão presentes para levar mais informação a bordo”, disse Eduardo Soares, gerente do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Carregando...

Cabe destacar que todos os passageiros viajam em assentos regulares durante o trajeto. A sala é utilizada como espaço de descompressão, quando houver necessidade de mais tranquilidade.

Conscientização 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Desde fevereiro, os passageiros podem embarcar utilizando a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) como documento oficial de identificação, otimizando o acesso de pessoas no espectro autista ao serviço.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Buzinaço e balões em homenagem a motoboy que morreu ao cair da 3ª Ponte

No dia 18, Dia do Orgulho Autista, passageiros que embarcaram na Estação Pedro Nolasco, em Cariacica, foram recebidos por representantes da Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes), que se sensibilizaram sobre a importância da inclusão social.

"A sala é uma excelente ferramenta para que as crianças dentro do TEA (Transtorno do Espectro Autista) possam se sentir acolhidas em perspectiva da longa viagem dentro do trem. É fundamental que estejamos unidos, mostrando que a inclusão é um caminho necessário e de extrema importância para que todos saibam que lugar de autista é em todo lugar", diz a presidente da Amaes, Pollyana Paraguassu Posse Guarçoni.

LEIA TAMBÉM: Inverno começa com 13ºC e chuva em parte do ES; veja previsão para a estação

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.