/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Iniciativa ambiental: 10 rios vão ser monitorados no ES até 2026

A parceria, batizada de “Observando Rios”, envolvendo o SOS Mata Atlântica e o Grupo Águia Branca, foi assinada nesta quarta-feira (26), em Vargem Alta

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Leo Merçon
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma grande iniciativa de monitoramento da qualidade da água no Brasil vai acompanhar 10 rios no Espírito Santo. A parceria batizada deObservando Rios”, envolvendo o SOS Mata Atlântica e o Grupo Águia Branca, foi assinada nesta quarta-feira (26), na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta

O trabalho será desenvolvido no Estado por meio do patrocínio do Grupo Águia Branca, que fará um investimento de R$ 300 mil até 2026. 

A assinatura contou com a presença de Paulo Henrique Moulin Breda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim; além de Kaumer Chieppe, presidente do Grupo Águia Branca; Márcia Hirota, presidente do SOS Mata Atlântica; e Gustavo Veronesi, biólogo da causa Água Limpa. 

Foto: Reprodução

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Na região da Reserva Águia Branca, localizada nas montanhas capixabas, quatro pontos de monitoramento estratégicos serão estabelecidos: dois na própria unidade de conservação e outros dois em comunidades vizinhas. 

Os rios que serão monitorados são: Fruteiras, Formate, Lagoa do Aviso, Lagoa do Meio, Itapemirim, Jucu - braço Norte, rio interior da REBIO Sooretama (sem identificação ainda), Córrego Cupido, Preto e Lagoa Monsarás.

Márcia Hirota disse que o SOS atua onde mais de 70% da população nacional vive: no bioma na Mata Atlântica. 

"E da mesma forma, é o mais devastado. Precisamos iniciar um processo de restauração das florestas, e neste contexto, a água é uma causa fundamental. Vivemos tempos desafiadores, sobretudo em função da crise climática. É o momento de incentivar empresas e pessoas a se engajarem", declarou. 

Em complemento, o biólogo do SOS Mata Atlântica, Cesar Pegaroto explicou que, o ciclo da água deve começar em cada indivíduo. “Quando a degradamos, estamos nos degradando também. E isso não é papo de ambientalista”. 

Como os testes serão realizados?

Segundo o biólogo e coordenador do programa, Gustavo Veronesi, o monitoramento, por meio de testes, será realizado através de voluntários, que vão acompanhar os rios que estão no território da Mata Atlântica. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ele explica que cada grupo de voluntários receberá um kit composto de testes físicos, químicos e biológicos. Por meio deles, será identificada a qualidade da ´água apresentada no trecho no dia da análise. 

"Para cada parâmetro são atribuídas notas dos valores de 1 a 3. A somatória das notas vão ser usadas para classificar o rio como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo", disse o biólogo. 
Carregando...

A partir da classificação mensal, serão identificados quais fenômenos acontecem no ambiente. “Com isso, serão possibilitadas ações que vão ajudar a melhorar a condição dos rios”, disse o biólogo.

O que é o “Observando os Rios”? 

A iniciativa acontece em 17 estados, com cerca de 300 pontos de coleta e participação de mais de 2 mil pessoas, sendo a maior rede de voluntários ligada à causa Água no Brasil.

O monitoramento das águas é realizado com auxílio de um kit desenvolvido e disponibilizado pela SOS Mata Atlântica. Os grupos fazem a medição uma vez por mês e enviam os resultados por canais digitais. 

Os indicadores contribuem para ampliar o conhecimento da sociedade civil e gestores públicos sobre a condição ambiental dos rios e mananciais brasileiros.

LEIA TAMBÉM: Desembarque de carros em portos do ES cresce 215% em 2024

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.