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Estacionamento de shoppings de Vila Velha têm onda de assaltos; saiba os direitos das vítimas

Onda de assaltos em shoppings atinge Vila Velha; saiba os direitos das vítimas e as responsabilidades dos estabelecimentos

Redação Folha Vitória

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Foto: Freepik
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Somente neste ano, a cidade de Vila Velha já registrou quatro casos de sequestros e assaltos em shoppings, com nove pessoas feitas de reféns. O último caso aconteceu no domingo (02), com uma família sequestrada e assaltada no Shopping Praia da Costa.

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O primeiro caso aconteceu em janeiro deste ano, com um promotor de Justiça e sua família sendo rendidos por dois suspeitos. A família estava dentro do estacionamento no Shopping Vila Velha, quando foi surpreendida pelos homens. 

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Segundo o promotor Fagner Andrade Rodrigues, mesmo com crianças no carro, os criminosos agiram com muita violência.

"Houve muita violência e exibição de arma de fogo. Eles não tiveram nenhuma compaixão, engatilharam as armas na frente de crianças", contou o promotor na época.

O promotor ainda questionou a suposta falta de ação dos estabelecimentos em relação aos casos.

"Já são diversos casos esse ano e nada é feito. Você não vê um segurança andando pelo estacionamento. Não tem nenhum controle de quem entra e de quem sai. Esses indivíduos passam por diversas câmeras e nada acontece, disse o promotor, em entrevista recente

Fagner também disse que a família frequenta o Shopping Praia da Costa, local de dois casos. Ele afirmou que está preocupado com a segurança se sua família.

Sobre o caso, o Shopping Vila Velha informou que medidas de segurança foram intensificadas desde o início do ano e que mantém relacionamento próximo com as autoridades policiais, contribuindo com as investigações sempre que necessário. Está atento ao cenário atual de ocorrências na cidade, intensificando as rondas e medidas preventivas.

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Sobre o caso de janeiro, o shopping informou ainda que possui contato com o cliente e seus representantes, e reforça que continua aberto ao diálogo e a buscar a melhor solução.

O segundo caso aconteceu no mês de maio, no Shopping Praia da Costa. Uma empresária foi sequestrada e a assaltada, sendo forçada a transferir R$ 10 mil para um suspeito. 

A mulher contou que estava desesperada e que foi ameaçada com uma arma apontada para sua cabeça.

"Eu chorava muito e pedia para o bandido não fazer nada comigo. Pedia para terminar com aquilo logo. Eu passei mais de 10 minutos com uma arma na minha cabeça", disse a empresária na ocasião.

O terceiro caso aconteceu na última semana, no dia 28 de maio, no estacionamento do Shopping Boulevard Vila Velha. Uma professora da Ufes, de 48 anos, foi assaltada quando chegou no local para ir em uma academia. Assim que saiu do veículo, ela foi abordada pelo suspeito. 

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A mulher contou que o criminoso estava armado e afirmou que iria matá-la se ela não entrasse no carro. O assaltante teve dificuldades para ligar o veículo e acabou batendo em uma pilastra. Nesse momento, ela viu uma oportunidade e escapou do sequestro. 

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Em nota, o Shopping Boulevard Vila Velha disse que o carro roubado da professora foi recuperado e está arcando com a manutenção do veículo.

O quarto e último caso registrado até o momento, ocorreu no Shopping Praia da Costa, no último domingo (02). Uma família foi alvo de um sequestro no estacionamento do local. 

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O pai da família, de 57 anos, que dirigia o carro, contou como o crime ocorreu. 

"Eu fui dirigindo devagar e minha esposa ficou muito nervosa para fazer o Pix. O bandido, então, me deixou parar o carro para que eu fizesse. Eles escolhem famílias para que seja mais fácil render o homem nessa situação. Se ele está ameaçando 'estourar' a cabeça da minha filha, eu vou fazer qualquer coisa que ele quiser", relatou.

Por nota, o Shopping Praia da Costa informou que aumentou o número de seguranças e ampliou o total de câmeras de videomonitoramento.

Os shoppings têm responsabilidade?

A partir de todos esses casos, o questionamento sobre a responsabilidade dos shoppings tem se tornado cada vez mais comum entre os consumidores.

O superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves, explicou sobre isso.

Foto: Reprodução/ Balanço Geral
George Alves, superintendente do Procon de Vila Velha
"A responsabilidade é objetiva, está no artigo 14 do código de defesa do consumidor. Basta comprovar a existência do fato e que os consumidores estavam dentro do shopping", explicou

George ainda disse que os estabelecimentos têm que garantir alguns direitos básicos aos consumidores e explicou sobre possíveis reparações. 

"Quando alguém procura um estacionamento de um shopping, é justamente buscando um diferencial. Está previsto no artigo 6, que fala que são direitos básicos do consumidor a vida, a saúde e a segurança. Caso isso não seja cumprido, é de direito do consumidor a reparação por danos patrimoniais e morais", completou o superintendente.

*Com informações do repórter André Falcão, da TV Vitória/Record



O SHOPPING VILA VELHA INFORMOU QUE AS MEDIDAS DE SEGURANÇA FORAM INTENSIFICADAS E REFORÇANDO A RONDA DESDE O INÍCIO DO ANO E QUE CONTRIBUI COM AS INVESTIGAÇÕES SEMPRE QUE NECESSÁRIO.// 






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