iPhone travou? Entenda o que causa o problema e aprenda a resolvê-lo
Falta de espaço de armazenamento, mal funcionamento de aplicativos e falhas na atualização de software são os principais motivos que causam instabilidade no aparelho
Após um certo período de uso, é comum que equipamentos eletrônicos comecem a ficar com o sistema operacional mais lento e até travando. Mesmo os celulares criados com alta tecnologia, como os iPhone (iOS), podem apresentar problemas e instabilidades com o passar do tempo.
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Algumas dicas, no entanto, podem te ajudar a destravar o seu celular rapidamente e evitar que o problema continue acontecendo.
Como destravar o iPhone?
Diversos fatores podem fazer com que o aparelho trave. Entre os principais motivos estão a falta de espaço para armazenamento, o mau funcionamento de alguns aplicativos, falhas na atualização de software, softwares maliciosos e até o desgaste natural da bateria.
Para destravar, é preciso identificar qual o problema para que seja possível resolvê-lo. Confira a seguir o que fazer em cada caso:
Falta de espaço para armazenamento
Os aparelhos podem apresentar problemas quando cerca de 80% do espaço de armazenamento está ocupado. Em geral, o armazenamento é ocupado principalmente por arquivos de mídia, como fotos e vídeos.
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O problema pode ser resolvido de forma simples. Basta fazer o backup dos arquivos e, em seguida, deletá-los do armazenamento interno do aparelho. Mas atenção: antes de deletar, é preciso fazer o backup para não perder os arquivos.
Mantenha aplicativos e software atualizado
Ter o sistema operacional do iPhone e os aplicativos atualizados pode ajudar a minimizar os travamentos do aparelho.
Basta acessar o perfil na App Store e rolar a tela para baixo para ver as atualizações pendentes e as notas de versão. Você poderá atualizar todos os aplicativos com novas versões.
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Já para conferir se o sistema operacional do aparelho está atualizado, você deve abrir os "Ajustes" e seguir para a aba "Geral". Em “Atualização de software” você poderá verificar se o software está ou não atualizado. Caso esteja desatualizado, basta seguir as indicações.
Como desligar e reiniciar o iPhone travado?
Se o aparelho travou e você não consegue acessar as funções do aparelho, reiniciá-lo pode te ajudar. Se o aparelho estiver com a tela congelada ou preta, o usuário deve seguir o seguinte passo a passo:
iPhone 8 ou posterior, incluindo iPhone SE (2ª e 3ª gerações)
— Pressione e solte rapidamente o botão Aumentar Volume.
— Pressione e solte rapidamente o botão Diminuir Volume.
— Segure o botão lateral até o logotipo da Apple aparecer.
iPhone 7 ou iPhone 7 Plus
— Mantenha pressionados os botões lateral e Diminuir Volume até o logotipo da Apple ser exibido.
iPhone 6s e anterior, incluindo o iPhone SE (1ª geração)
— Mantenha pressionados os botões de Início e lateral ou superior até o logotipo da Apple ser exibido.
Aparelho trava ao reiniciar. O que fazer?
Se o aparelho travar durante a reiniciação, conecte-o a um computador.
Em um Mac com o macOS Catalina, abra o Finder. No Mac com macOS Mojave ou anterior ou em um PC, abra o iTunes.
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Selecione o iPhone no computador. Com o iPhone conectado, siga estas etapas:
iPhone 8 ou posterior, incluindo o iPhone SE (2ª e 3ª gerações): pressione e solte rapidamente o botão Aumentar Volume. Pressione e solte rapidamente o botão Diminuir Volume. Depois, mantenha pressionado o botão lateral.
iPhone 7 ou iPhone 7 Plus: mantenha os botões lateral e Diminuir Volume pressionados ao mesmo tempo.
iPhone 6s ou anterior, incluindo o iPhone SE (1ª geração): mantenha pressionados os botões de Início e lateral ou superior ao mesmo tempo.
Se mesmo seguindo as instruções o aparelho continuar travando ou com grande lentidão, talvez seja o momento de buscar um técnico para verificar outros problemas no aparelho.