/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Escola tradicional de Jardim da Penha, Sesi lança unidade com foco na inovação

Com salas temáticas e laboratórios de tecnologia para auxiliar o desenvolvimento e a capacitação dos estudantes, a unidade é a primeira neste modelo no Sudeste

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Gabriel Barros/ Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A primeira Escola Sesi de Referência da Região Sudeste foi inaugurada nesta terça-feira (06), em Vitória. Com a metodologia focada no protagonismo do aluno, na inovação e em práticas de tecnologia, a unidade no bairro Jardim da Penha terá a capacidade para receber cerca de 1.800 alunos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A nova estrutura tem salas temáticas por áreas de ensino e laboratórios equipados para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes. A unidade de referência tem o método de ensino focado na tecnologia, interdisciplinaridade e estímulo à criatividade. As aulas no espaço já começam a partir da próxima semana.

A presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini destacou que, ao longo dos últimos ano,  o "Sistema S", ao qual o Sesi faz parte, tem investido na educação moderna e inovadora, visando futuras oportunidades para os jovens.

"A metodologia inserida na Escola Sesi de Referência é atual em relação ao mercado, ao que a gente precisa dar de direcionamento aos jovens. Acreditamos na formação como ponto central para melhoria e capacidade dos jovens contribuírem cada vez mais com a sociedade", pontuou.

LEIA TAMBÉM: Com salário de quase R$ 5 mil, concurso da Ufes está com inscrição aberta

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, acompanhou a cerimônia de inauguração e destacou a importância da parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada. 

"Temos uma conexão muito forte entre o governo do Estado e o Sistema da Indústria. Tudo que fazemos compartilhamos com a indústria, tudo que a indústria faz compartilha conosco. Temos parcerias fortes na formação profissional. Ver a empolgação dos estudantes no anima, mostra que estamos no caminho certo. Ofertar aos alunos todo o ambiente de inovação e tecnologia é o caminho para gerar oportunidades para os capixabas."

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que desde 2019 o Estado tem investido em inovação.

"A inovação em educação passa por pensar em uma escola mais contextualizada nas competências do século XXI, mais ligadas às necessidades do mundo do trabalho para onde, inevitavelmente, os estudantes ao sair da educação básica irão buscar emprego e empreender", destacou.

O secretário destacou ainda que, assim como na iniciativa privada, o governo do Estado têm buscado fomentar a inovação na área da educação, com iniciativas como a Escola do Futuro.

LEIA TAMBÉM: FOTOS | ESX 2023: evento reúne tecnologia, inovação e criatividade

O evento ainda contou com a participação de representantes do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Marcelo Santos, e outras lideranças e autoridades.

Além do Espírito Santo, outros quatro Estados já contam com a Escola Sesi de Referência. Há unidades em São José dos Pinhais, no Paraná, em Maceió, em Alagoas, em Paulista, no Pernambuco, e em Itajaí, em Santa Catarina. 

Outras unidades devem ser inauguradas em breve. Ao todo, 39 Escolas de Referência serão implementadas no país.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.