/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cariacica faz mutirão para atualizar CadÙnico de 15 mil pessoas

Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Porto Novo, em Cariacica, distribuiu 500 senhas para atualização nesta sexta-feira (02)

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Cerca de 15 mil pessoas estão com o CadÚnico desatualizado no município de Cariacica. Por conta disso, a Prefeitura está realizando um mutirão para atualizar esse cadastro.

No Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Porto Novo, em Cariacica, foram distribuídas 500 senhas para atualização nesta sexta-feira (02).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Carlito Ferreira de Souza, de 66 anos, ainda não conseguiu se aposentar e depende do Bolsa Família. "Foi cortado o meu auxílio, então, eu vim cá renovar. Há três meses eu não recebo", disse.

Com Vanuza José dos Santos não foi diferente. Por conta da idade e por problemas de saúde, ela não pode trabalhar e quer tentar receber algum benefício.

"Praticamente eu não tenho nada. Cozinho a lenha, meu fogão a lenha é no chão. Inclusive dentro está cheio de carvão. É melhor falar a verdade do que mentir", contou.

Os dois chegaram cedo nesta sexta-feira para conseguir pegar a senha e serem atendidos.

LEIA TAMBÉM: Mais de 400 famílias vão receber benefício da Prefeitura de Vitória

De acordo com a Prefeitura de Cariacica, 86 mil pessoas estão cadastradas no CadÚnico. Desse total, 15 mil estão com o cadastro desatualizado. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Manter essa atualização é importante para ter acesso aos benefícios sociais do Governo Federal e Estadual, como Bolsa Família, Auxílio Gás, descontos nas tarifas de água e energia, etc.

"As pessoas precisam atualizar o cadastro porque houve alguma atualização de benefício, alguma mudança no critério familiar, a renda mudou, houve nascimento ou óbito na família. Se não houve nada disso, mesmo assim a cada dois anos, as pessoas precisam fazer a atualização do seu cadastro único para que possam fazer jus ao benefício", explicou a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio.

O mutirão ficará disponível durante o mês de junho. A Prefeitura de Cariacica estará efetuando a campanha nos Cras dos municípios.

"Dia D que estamos realizando hoje, inicialmente, e nas próximas sexta-feiras do mês de junho. Na próxima estaremos em Graúna, depois em Bela Aurora e finalizando no Cras de Rio Marinho. É bom que as pessoas já se programem, já agenda para não ficar de fora desse mutirão", contou Danyelle.

LEIA TAMBÉM: Número de graduandos mais velhos está em alta no Brasil

Podem participar do CadÚnico as famílias com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou que possuem renda mensal familiar total de até três salários, ou ainda que tenham renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou precisando de algum benefício social.

No mutirão, é necessário levar todos os documentos pessoais originais. Alcione Moreira de Souza, de 43 anos, não pode trabalhar por problemas de saúde, por isso, ela foi ao Cras para não perder o auxílio que recebe.

"Eu sou mãe solteira, tenho uma de 15 e uma de 4 anos e 7 meses. Eu crio elas sozinhas. Praticamente, eu vivo de auxílio. É difícil a gente ter faxina pra fazer, é difícil. Tem tempo que eu não faço faxina, que ajuda muito, eu vivo mais é do CadÚnico", disse. 

*Com informações da repórter Thainara Ferreira, da TV Vitória/Record TV

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.