/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cachorros morrem intoxicados após passearem por bairros de Vitória

Prefeitura da capital pede que tutores registrem os casos junto ao órgão, pelo telefone 156

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Pelo menos quatro cachorros morreram após sofrerem intoxicação nos bairros de Jardim da Penha, Bento Ferreira, Mata da Praia e Praia do Canto, perto da Praça dos Namorados, em Vitória. Os relatos são de tutores que foram vítimas da situação. Além desses, há conhecimento de outros animais que também teriam sido afetados.

Um dos depoimentos, publicado em um grupo de tutores de animais, explica que os bichos foram acometidos por um "mau súbito" durante passeios. "Fora os que não sabemos, eles foram passear, encontraram um pedaço de carne e o outro estava na grama", descreve. 

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista ao Folha Vitória, a empresária e voluntária de abrigo de animais, Jussara Monjardim, descreve que o problema dos envenenamentos não é recente. "Os tutores estão bem preocupados e assustados, não sabemos qual é o tipo de veneno. Se é um pesticida, se é sem querer ou se estão jogando para atingir os animais, se eles inalaram ou consumiram ", destaca. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

No áudio também é destacado que os casos não são isolados, já são citados pelo menos quatro cachorros que morreram envenenados. 

"Tem que haver uma investigação, tenho uma outra cliente que encontrou um pedaço de carne no caminho. Alguém está fazendo maldade, temos que realizar uma mobilização", disse. 

Em relato que circula nas redes sociais, uma tutora, que não será identificada, narra que a cachorrinha morreu e segundo a veterinária, o animal foi envenenado. "Não sei onde isso pode ter acontecido pois tomamos todos o cuidados possíveis", descreve. 

LEIA TAMBÉM: Febre maculosa: pets podem ser infectados e transmitir a doença? 

A tutora também afirma que, grupos de donos de animais nas redes sociais comentam que, pelo menos outros três cachorros morreram subitamente. "Hoje fiquei sabendo que alguém está espalhando chumbinho na rua para matar os pombos devido a gripe aviária, também não sei se é verdade", finaliza. 

Secretaria de Meio Ambiente diz que não foram encontradas substâncias tóxicas nos locais

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) informou que, durante a tarde desta quinta-feira (15), técnicos visitaram dois locais apontados por moradores pelas redes sociais (Bento Ferreira e Praça dos Namorados).

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Eles observaram e analisaram as áreas ajardinadas e conversaram com lideranças e moradores dos bairros citados. A Semmam disse que os servidores não encontraram substâncias que pudessem prejudicar a saúde dos animais.

Os técnicos ouviram relatos que, recentemente, pessoas estiveram jogando alimentos com venenos (chumbinhos) para atingir ratos e pontos por estarem com medo da gripe aviária.

"As áreas verdes da capital contam com tratamento fitossanitário, por meio de produtos inspecionados e liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os quais possuem baixa toxicidade, não sendo capaz de causar mau súbito em animais domésticos. Os produtos utilizados são monitorados por técnicos e engenheiros da secretaria".

Por fim, disse que não há chamados abertos por moradores nos canais oficiais da Prefeitura de Vitória (Fala Vitória 156) sobre os casos relatados e, por esse motivo, reforça a importância de se registrar as ocorrências por meio do 156, informando o endereço correto para melhor análise da equipe. 

E enfatiza que trabalha e desenvolve políticas públicas visando garantir o bem-estar dos animais domésticos que circulam pelos espaços públicos da cidade.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.