/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Muro de vidro da USP é danificado pela sexta vez

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um dos painéis do muro de vidro da Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP), na Marginal Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, foi quebrado na segunda-feira, 11. Apesar de rondas no local, é a sexta vez que a estrutura é danificada neste ano.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a Guarda Civil Metropolitana notou o vidro quebrado na tarde da segunda-feira. Uma testemunha relatou aos agentes que um ocupante de um caminhão que trafegava pela marginal lançou um objeto contra o muro de vidro.

A ocorrência foi registrada na 93º Delegacia de Polícia Civil (Jaguaré) como dano ao patrimônio. "Para colaborar com a segurança do local, desde abril a Prefeitura fez um convênio com a universidade para que a Guarda Civil Metropolitana possa patrulhar a área 24 horas", garante a Prefeitura, em nota.

Apesar do reforço da segurança, é a sexta ocorrência registrada no local desde o começo do ano. A mais recente ocorreu na última quinta-feira, 7. O dano foi constatado pelos agentes durante uma ronda.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Anteriormente, em 28 de abril, um homem de 38 anos foi preso por furtar uma coluna de alumínio arrancada do muro de vidro. O suspeito havia acabado de quebrar um vidro quando foi surpreendido pela Guarda Civil Metropolitana.

Orçada em R$ 20 milhões, a instalação dos vidros no muro que separa a raia olímpica da Marginal Pinheiros tem conclusão prevista para a primeira quinzena de julho. De acordo com a Prefeitura, os painéis estão sendo custados por mais de 45 empresas e não oneram a universidade. "A manutenção é feita pela USP e os vidros que estão sendo substituídos fazem parte de peças extras de reposição", garante a Prefeitura.

Histórico

O primeiro ataque contra o muro de vidro ocorreu 15 dias depois da inauguração, em 18 de abril. À época, um vigilante da universidade relatou aos policiais que avistou um homem nas proximidades do local atingido e que este havia dito que procurava por uma bolsa de uma mulher antes de fugir da região.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Dois dias depois, no dia 20 de abril, mais três painéis de vidro foram depredados. No dia 24 do mesmo mês, após mais um ataque, a Prefeitura disse que "repudia os atos de vandalismo" e firmou convênio com a USP e a Guarda Civil Metropolitana para garantir o patrulhamento do entorno.

No dia 28 de abril, um homem foi preso por furtar coluna de alumínio após quebrar um dos painéis de vidro.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.