/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Motoristas e cobradores do Rio param amanhã por ajuste de 10%

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Motoristas e cobradores de ônibus do município do Rio de Janeiro param segunda-feira (11) para reivindicar aumento salarial de 10%, após dois anos sem ajustes, pagamento de salários atrasados em algumas empresas, além de planos de saúde e auxílio-alimentação mais alto.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb Rio), Sebastião José da Silva, será decidido ainda neste domingo com os trabalhadores a ordem da entrada em greve de cada empresa a partir da meia noite deste domingo.

"Nosso objetivo é ir parando gradualmente até chegar aos 70% parados", disse Silva à reportagem, lembrando que a lei obriga manter 30% dos 30 mil trabalhadores do setor em serviço.

Silva reclama do tratamento desumano dado à categoria, com turnos de até 16 horas de trabalho. "Infelizmente são os usuários que pagarão o preço da irresponsabilidade dos empresários. A categoria vive hoje um verdadeiro estado de escravidão, onde muitos profissionais trabalham mais de 16 horas por dia, tendo em muitos casos de almoçar dentro do coletivo", afirmou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além do ajuste salarial, a greve tem ainda por objetivo a conquista de plano de saúde, retorno da data base para 1º de março, vale alimentação de R$ 409,50, vale refeição de 480, fim da dupla função e suspensão das multas e da pontuação com maior prazo para recursos.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.