/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Mosteiro Zen de Ibiraçu recebe exposições de arte até o final do ano na Estação Cultural

A abertura será no próximo domingo (11) e as mostras acontecem até novembro deste ano, com o artista Fernando Augusto, de Vitória e Jill Moser, de Nova Iorque

Redação Folha Vitória
audima
audima
A abertura da mostra acontece no próximo domingo (11) Foto: ​Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu voltará com o programa de residência artística na Estação Cultural e terá quatro mostras até o final deste ano. A Estação Cultural é um espaço que dá oportunidade para artistas de diferentes áreas desenvolverem seus trabalhos. 

A abertura será no próximo domingo (11), das 9h ao meio-dia, com a mostra "Horizontes", da artista plástica Cláudia França, que estará no evento. Em seguida serão mostras de Marcelo Silveira (Pernambuco), Ernesto Bonato (Campinas), Fernando Augusto (Vitória) e Jill Moser (Nova Iorque).

Na ocasião, terá início também o projeto educacional, com a realização de visitas guiadas por dois alunos do curso de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A exposição vai até o dia 8 de julho e a visita de grupos deve ser agendada. 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

No programa de residência, a Estação Cultural abriga o artista durante uma temporada, para que ele desenvolva seu trabalho. Ao final, uma mostra na Estação Cultural do mosteiro é aberta ao público. Entre os artistas que já passaram pelo local está Luis Hermano e Tomie Othake, dois dos nomes mais importantes da arte contemporânea no Brasil.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O programa é realizado graças a uma parceria entre o Mosteiro Zen Morro da Vargem e o curso de Artes Ufes, por meio do projeto de extensão Práticas e Processos da Pintura – a iniciativa, porém, recebe artistas dedicados às mais diversas técnicas, e não somente à pintura.

O curador do programa de residência e professor do Centro de Artes da Ufes Fernando Augusto conta que a intenção é de que, após a realização das mostras agendadas para este ano, seja lançado um catálogo com as obras.

Segundo o ele, a programação de 2017 está fechada, mas os artistas interessados em participar já podem entrar em contato para discutir a participação no ano que vem.

HORIZONTES

A mostra “Horizontes”, da artista plástica Cláudia França, parte da relação intrínseca do edifício da Estação Cultural com o entorno da Mata Atlântica, refletindo a exuberância do verde, das terras do azul.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Com madeira reaproveitada e galhos de árvores, Cláudia cria um diálogo com a paisagem natural, tomando-a como questão simbólica e lhe dando a definição genérica de que ela é “a cena que se planta diante dos nossos olhos, a partir de uma determinada distância”, dependente não somente da percepção visual, mas também do movimento corporal de quem a vê.

“Horizontes” tem relação com trabalhos anteriormente desenvolvidos pela artista. Cláudia França é doutora em Artes pela Unicamp, professora da Ufes, atua também como pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia e participa regularmente de bancas de mestrado e doutorado em Uberlândia, Campinas, Belo Horizonte, Vitória e Porto Alegre. É membro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e participa regularmente de reuniões científicas com produção textual. Também elabora pareceres de artigos em periódicos e comissões científicas de eventos acadêmicos.

Programação da Estação Cultural do Mosteiro 2017

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

- Cláudia França: instalação “Horizontes”, de 11 de junho a 8 de julho. Abertura da exposição com a presença da artista no dia 11 de junho, das 9 horas ao meio-dia. Visitas guiadas com dois estudantes de Artes da Ufes. O atendimento a grupo deve ser agendado.

- Marcelo Silveira (Pernambuco): entre julho e agosto.

- Ernesto Bonato (Campinas): entre setembro e outubro.

- Fernando Augusto (Vitória) e Jill Moser (Nova Iorque): entre outubro e novembro.

Mais informações sobre o programa de residência artística: (27) 3257-3030 e (27) 99722-2022.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.