/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Morte do herói capixaba Domingos Martins completa 200 anos. Conheça história

Nesta segunda-feira (12), aconteceram diversas atividades comemorativas no município que leva o nome de Domingos e também em Marataízes, cidade natal de Martins

Redação Folha Vitória
audima
audima
Domingos Martins participou como líder da Revolução Pernambucana Foto: Divulgação/Prefeitura de Domingos Martins
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Há 200 anos morria Domingos José Martins, homem homenageado com renomeação do município de Santa Isabel para Domingos Martins, em 1921. Nesta segunda-feira (12), aconteceram diversas atividades comemorativas no município que leva o nome de Domingos e também em Marataízes, cidade natal de Martins.

Domingos Martins participou como líder da Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, movimento emancipacionista que eclodiu em 6 de março de 1817, na então Província de Pernambuco. O revolucionário foi derrotado, preso e fuzilado em 12 de junho do mesmo ano no estado da Bahia, no Campo da Pólvora, conhecido como Campo dos Mártires.

Martins representa para o Espírito Santo o que Tiradentes representa para Minas Gerais. Viveu na Europa e ao retornar ao Brasil incorporou-se às lutas ela independência de Portugal. Em 1817 foi preso em recife onde acabou sendo condenado à morte. Morreu fuzilado em 12 de junho de 1817, na Bahia. Suas últimas palavras, ante o pelotão de fuzilamento, foram "Viva a Liber...".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"O capixaba Domingos Martins deixa o legado de ter participado da revolução no nordeste, que eclodiu em março e durou até junho. Foi considerado herói nacional e carrega o símbolo de luta pela liberdade do país. Ele inclusive participou de combates enfrentando tropas portuguesas. Ficará para sempre marcado como um dos iniciadores da independência", comenta o historiador Paulo Stuck Moraes.

Martins nasceu no sítio Caxangá, em 9 de maio de 1781, nas proximidades de Itapemirim. Atualmente o local pertence ao município de Marataízes. Domingos é filho do capitão de milícias Joaquim José Martins e D. Joana Luíza de Santa Clara Martins, prima do marido e nascida na Bahia.

Homenagens

As celebrações de 12 de junho no município de Domingos Martins ocorreram nesta manhã na Rua Bernardino Monteiro, em Campinho. A solenidade cívica aconteceu na Praça Praça Domingos José Martins, também conhecida como Praça da Biquinha, com a homenagem póstuma ao herói capixaba às 9h, seguida pela cerimônia de transferência da capital. O Dia do Município também contou com a presença da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Também nesta segunda-feira (12), cerca de 22 escolas da Rede Municipal de Ensino de Marataízes marcaram nesta manhã, por meio de apresentações musicais, declamações, paródias, dramatizações, a vida e a trajetória de Domingos José Martins.

Com informações de prefeituras de Domingos Martins e Marataízes.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.