/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Meninos também serão vacinados contra HPV a partir dos 11 anos no ES

Alunos da rede pública e particular do Estado deverão ser vacinados, e uma carta de orientação deverá ser encaminhada aos pais, ou responsáveis, explicando a importância da imunização

Redação Folha Vitória
audima
audima
A dose é recomendada para meninos a partir dos 11 anos Foto: Agência Brasil
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Ministério da Saúde acaba de ampliar a faixa etária para meninos serem vacinados contra o HPV. Agora, os meninos que têm entre 11 e 14 anos deverão receber a vacina HPV quadrivalente, que já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Antes, a vacina era administrada em meninos adolescentes com 12 e 13 anos.

Nos meninos, a vacina previne os cânceres de boca, garganta, pênis, ânus e, também de verrugas genitais.

Vale ressaltar que para os adolescentes do sexo masculino que iniciarão a primeira dose da vacina aos 14 anos, a segunda dose deverá ser administrada com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação da faixa etária para a vacinação nos meninos reduzirá o impacto dos desfechos negativos em relação ao HPV na população masculina e feminina.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, a ampliação da faixa etária será um grande ganho para os meninos, e irá gerar benefícios também para as meninas, que são vacinadas para prevenir o câncer de colo de útero.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“Tendo em vista que são os meninos que transmitem o HPV para as meninas, é importante garantir também a saúde deles. Mas é preciso destacar que a vacina também previne, neles, os cânceres de pênis, ânus, garganta e boca, e ainda previne verrugas genitais. Os pais não devem vincular a vacinação como uma questão sexual, mas observar todos os benefícios que ela oferece ao futuro do adolescente”, disse.

Ainda de acordo com Danielle, é importante que os municípios criem meios para realizar a vacinação contra o HPV nas escolas públicas e privadas, em ações conjuntas entre as secretarias municipais de saúde e educação.

“Tanto o Ministério da Saúde quanto a SESA recomendam que os municípios realizem as vacinações nas escolas públicas e particulares como meio de prevenção, já que a maioria dos adolescentes não têm o hábito de buscar as unidades de saúde para se vacinar”, destacou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Nesse caso é preciso encaminhar uma carta aos pais dos alunos, conscientizando sobre a importância da vacina para a saúde dos adolescentes, e um termo de autorização para que os menores sejam vacinados.

HPV

O HPV pode acometer tanto mulheres quanto homens, contribuindo para o surgimento de câncer de vagina, ânus, vulva, pênis, além de causar verrugas genitais.

A vacinação dos adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão, já que aproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio.

HPV para meninos

O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. 

HPV para meninas

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero. Além dos cânceres de vulva, vaginal, anal, boca, garganta e verrugas genitais. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Prescrição médica

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Para os homens e mulheres que vivem com HIV, transplantados e oncológicos a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). Nestes casos é necessário apresentar prescrição médica.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.