/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

China suspende mais de 20 restrições a estrangeiros em áreas de livre negociação

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Pequim - A China suspendeu mais de 20 restrições a investimento estrangeiro em suas áreas de livre comércio, embora analistas apontem que muitos setores da economia do país continuam restritos a aportes estrangeiros.

As áreas de livre comércio estão sendo utilizadas para testar possíveis alterações em setores como finanças e serviços. Desta maneira, autoridades retiraram 27 restrições de uma lista de setores fechados a estrangeiros, conforme relatos do gabinete presidencial nesta sexta-feira.

Entre as áreas que tiveram restrições retiradas estão equipamentos ferroviários, produção de medicamentos e auditoria, parques temáticos e carros elétricos. Apesar disso, analistas afirmam que as alterações nas regras foram pequenas e o mercado segue desapontado com as poucas possibilidades oferecidas nestas áreas.

"A lista de bloqueio continuam frustrante e longa", afirmou o vice-presidente de operações com a China do Conselho de Negócios EUA-China, Jake Parker, que representa mais de 200 companhias norte-americanas que fazem negócios no país asiático.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Estrangeiros ainda sofrem restrições em cerca de 100 setores diferentes nestas áreas de livre comércio, incluindo áreas como seguro de vida, gestão de ativos e outros setores importantes para companhias de serviços dos EUA, explicou Parker. "É uma oportunidade perdida para demonstrar o compromisso com a reforma econômica", completou o executivo.

A China tem 11 zonas de livre comércio, entre elas Shanghai, que foi a primeira a ser lançada, em 2013. Neste ano, foram criadas novas áreas em Liaoning e Shaanxi.

De acordo com o último pronunciamento das autoridades chinesas, estrangeiros agora poderão subscrever bônus do governo e oferecer serviços de análise de rating. Ainda não está claro se as companhias registradas nas regiões de livre comércio poderão se beneficiar das novas regras em toda a China ou apenas nos limites das áreas. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.