/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Taleban toma controle de distrito no norte do Afeganistão

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Cabul, Afeganistão - Insurgentes talebans tomaram o controle do distrito de Chardara, na província Kunduz, ao norte do país, de acordo com autoridades afegãs. O chefe do conselho provincial, Mohammad Yusouf Ayubi, afirmou neste domingo que o grupo taleban estabeleceu o controle do distrito após dois dias de ataques às forças de segurança locais.

O porta-voz da polícia, Sayed Sarwar Hussaini, disse que estão sendo enviados reforços para a região e que devem ocorrer operações para a retomada o distrito. "No momento, está ocorrendo uma intensa troca de tiros na área e os moradores, incluindo mulheres e crianças, estão fugindo dos conflitos", disse Ayubi.

O exército afegão e as forças policiais sofreram perdas importantes contra o taleban após a saída das forças internacionais, no final do ano passado. Durante os confrontos no sábado no distrito de Chardara, três membros da polícia afegã foram mortos e seis ficaram feridos, de acordo com Hussaini. Entre os insurgentes talebans, ele estimou que 17 combatentes foram mortos e mais de 20 feridos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid, alegou a responsabilidade pelos ataques em um e-mail e afirmou que haviam muitos feridos entre as forças de segurança afegãs. Enquanto isso, uma declaração do Ministério do Interior alegava que as forças de segurança haviam reestabelecido o controle do distrito de Yamgan, na província Badakhshan, no nordeste do país, que estava sob controle Taleban desde o início do mês de junho. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.