/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Queda de avião militar em área residencial na Indonésia deixa dezenas de mortos

A aeronave, um Hercules C-130 que entrou em operação há mais de 40 anos, caiu sobre casas e um hotel em uma área da cidade de Medan, em Sumatra, matando pessoas a bordo do avião e no solo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um avião de carga da Força Aérea da Indonésia caiu nesta terça-feira (30) em uma área residencial da cidade de Medan, a terceira maior do país, pouco depois de decolar. Segundo o chefe de polícia da província de North Sumatra, Eko Hadi Sutedjo, ainda não é possível saber exatamente quantas pessoas estavam a bordo, já que a aeronave modelo C-130 parou por dois lugares antes de chegar a Medan, em North Sumatra, depois de sair de Jacarta, a capital do país. Autoridades dizem que mais de 100 pessoas já podem ter morrido. 

A estimativa, por enquanto, é de cerca de 50 pessoas a bordo, sem detalhar quantos eram civis e quantos eram militares. Alguns dos passageiros eram parentes dos militares. Segundo o chefe de polícia, pelo menos 37 corpos já foram levados para o hospital Adam Malik, em Medan, entre eles o de uma criança de aproximadamente um ano de idade. Por enquanto, nenhum dos corpos foi identificado.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Imagens de emissoras de televisão do país mostraram destroços do avião, um carro amassado em chamas e um edifício atingido. A aeronave, que estava em serviço desde 1964, caiu apenas dois minutos depois de decolar da base aérea de Soewondo.

O chefe da força aérea, Supriatna, disse que o piloto relatou à torre de controle que a aeronave precisava voltar por causa de problemas no motor. "O avião caiu enquanto ele estava virando à direita para retornar ao aeroporto", contou. É a segunda vez em 10 anos que um avião cai em uma área residencial de Medan. Em setembro de 2005, um Boeing 737 da Mandala Airlines caiu na cidade e matou 143 pessoas, incluindo 30 que estavam no chão.

A Indonésia tem um histórico de segurança da aviação instável. Entre 2007 e 2009, a União Europeia barrou companhias aéreas indonésias de voarem para a Europa por causa de preocupações com a segurança. Houve cinco acidentes fatais envolvendo aviões da Força Aérea desde 2008, de acordo com autoridades locais que acompanham acidentes aéreos. Fonte: Associated Press.

 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.