Festa de Corpus Christi: apresentação cultural, missa e procissão na próxima quinta-feira
A celebração de Corpus Christi acontece quarenta dias após o domingo de Páscoa. São esperados mais de 80 mil turistas em Castelo, região Sul do Espírito Santo
Cerca de 80 mil visitantes são esperados para a Festa de Corpus Christi, em Castelo, região Sul do Espírito Santo. Este ano, a comemoração religiosa acontece entre os dias 18 e 19 de junho. O evento está entre as dez maiores manifestações religiosas do Brasil e na próxima quinta-feira (19) terá missa, procissão e apresentação cultural.
A festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha, numa parceria com a Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e conta com recursos do Governo Estadual, através das Secretarias Estaduais de Turismo e de Cultura, no valor aproximado de R$ 200 mil, fortalecendo o turismo religioso do município.
Por se tratar do maior evento religioso realizado na região, os 483 leitos dos quatro hotéis, três pousadas e sete hospedagens alternativas de Cama e Café do município ficam ocupados, esgotando as vagas meses antes da chegada do feriado.
História
A festa teve inicio na década de 60, época em que havia o costume de erguer altares em determinados pontos da cidade e ornamentar as ruas com folhas de árvores e toalhas rendadas para a passagem da procissão dos fiéis.
Em 1964, o vigário paroquial, Frei José Osés, mobilizou esforços para que o tapete fosse confeccionado no centro da cidade. A partir de então, gradativamente, outras ruas foram sendo enfeitadas e passaram a fazer parte do cortejo religioso.
Utilizando todos os tipos de materiais, como pedras, borra de café, palha de arroz, tampinhas de garrafa, CDs, materiais recicláveis e muitos outros, na véspera da festa os moradores passam a noite confeccionando os tapetes e passadeiras que, anualmente, são visitados por mais de 60 mil turistas e fiéis.
Confira a programação: