/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

VÍDEO | Exército resgata cavalo ilhado em telhado no Rio Grande do Sul

Nas imagens é possível ver que o animal tenta se equilibrar no topo do telhado, sem espaço suficiente para se mover. A cena foi flagrada na cidade de Canoas

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Reprodução/Record News
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os animais também são vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, um cavalo estava ilhado há pelo menos dois dias no telhado de uma casa e gerou comoção.

Após até campanha nas redes sociais, equipes do Exército chegaram nesta quinta-feira (10) pela manhã para realizar o resgate do animal, conforme informou a primeira-dama Janja da Silva em uma rede social.

Usando botes do Corpo de Bombeiros, os agentes subiram no telhado e tranquilizaram o animal para que ele fosse recolhido.

Após o resgate, houve uma informação de que o animal era uma égua, mas veterinários que fizeram o atendimento confirmaram que se trata de um cavalo.

Veja como foi o resgate do "cavalo caramelo":

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, comentou sobre o caso e elogiou as forças armadas, os bombeiros e os voluntários capacitados para fazer os salvamentos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"A enchente faz parte da história de Lajeado, não nesses níveis que temos atingido ultimamente, mas o município se dedica a fazer a capacitação e treinamento de equipes para fazer os resgates de pessoas", disse o prefeito.

"Nós não podemos deixar de parabenizar e de agradecer a equipe de voluntários que coloca a sua vida e o seu trabalho, deixa tudo de lado e vai fazer essa boa ação para todas as pessoas, salvando vida", finalizou.

PROFISSIONAIS SE MOBILIZARAM PARA RESGATAR CAVALO CARAMELO NO SUL

Veterinários do Exército e outros militares, sob o comando do general Hertz Pires do Nascimento, se mobilizaram para retirar o cavalo do local em segurança.

“Os veterinários do Exército devem acompanhar. Vamos torcer para que o 'Caramelo' tenha resistido essa noite”, escreveu Janja, que retornou ao Sul para levar doações.

A cena do cavalo ilhado no telhado foi flagrada durante uma cobertura jornalística aérea da região, que mostrou os impactos das enchentes no local.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Nas imagens, captadas pelo Balanço Geral, da TV Record, é possível ver que o animal tenta se equilibrar no topo do telhado, sem espaço suficiente para se mover.

Foto: Balanço Geral/TV Record

Pelas redes sociais, internautas mostraram preocupação com o animal e pediram mobilização do poder público para resgatar o animal. A hashtag "Salvem o Cavalo de Canoas" subiu aos trending topics do X, antigo Twitter. 

Veja o vídeo:

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, afirmou em entrevista que o resgate do cavalo precisará ser feito com o uso de um helicóptero, por se tratar de um animal de mais de meia tonelada. 

Carregando...

De acordo com o jornal Correio Braziliense, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre, informou que já salvou 11 cavalos na região metropolitana.  

Estes animais serão mantidos pela empresa enquanto durar o estado de calamidade, posteriormente sendo devolvidos aos donos ou levados para adoção. 

A empresa afirmou ter uma equipe própria para resgatar os animais de grande porte em regiões não inundadas, mas que a população deve acionar o Corpo de Bombeiros. 

Leia Também: Água, colchões, roupas: saiba o que e onde doar para as vítimas da chuva no RS

*Com informações do Balanço Geral e do jornal Correio Braziliense

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.