/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Chuva no RS: Prefeitura de Canoas emite alerta pedindo evacuação de 6 bairros

A cidade já registra 13 mortes em decorrência das fortes chuvas, segundo o balanço mais recente deste domingo (12). Ao menos outras 12 pessoas estão desaparecidas

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Ricardo Stuckert/PR
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, emitiu no período da tarde deste domingo (12), um alerta solicitando a evacuação de moradores em seis bairros da cidade: Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia, Mathias Velho e São Luis.

Mais cedo, a pasta afirmou que o alerta para evacuação do bairro Niterói também está mantido.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Isso porque, em virtude das novas chuvas que chegam ao Rio Grande do Sul, a região ainda está sob risco. Ao menos 13 pessoas morreram na cidade.

A gestão municipal da cidade afirmou que, de acordo com estudos fornecidos por institutos de meteorologia, o volume de chuvas esperado em Canoas entre sexta-feira, 10, e segunda, 13, estava entre 85 e 173 milímetros (mm), o que pode agravar a situação.

"As águas retornarão. Se a pessoa ficar, ela possivelmente terá de ser resgatada", disse o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, em vídeo publicado nas redes sociais. Ele fez um apelo aos moradores da cidade pela evacuação imediata dos bairros listados.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo ele, as chuvas intensas que caíram nas últimas horas nos vales de rios como Jacuí, Taquari e Gravataí podem afetar ainda mais a cidade, sobretudo na região oeste.

"Todas essas águas começam a desembocar aqui em Canoas", disse Jorge.

Até o momento, Canoas tem 19,4 mil pessoas desabrigadas (sendo 83 dela em abrigos) e 78,4 mil desalojadas, que informaram estar em casas de parentes, amigos ou conhecidos.

A orientação da Defesa Civil é que os moradores que ficaram desalojadas ainda não retornem para as suas residências. A ocorrência de novas pancadas de chuva e a mudança de rajadas para Vento Sul podem contribuir para novo aumento do nível dos rios.

Carregando...

A cidade já registra 13 mortes em decorrência das fortes chuvas, segundo o balanço mais recente, das 12 horas deste domingo. Ao menos outras 12 pessoas estão desaparecidas.

Em todo o Estado, já são 143 óbitos confirmados. Além disso, há 131 desaparecidos e 806 feridos. Mais de 2,1 milhões de gaúchos já foram afetados pelas chuvas no Estado.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Diante do iminente avanço da água para novos bairros de Canoas, a Secretaria Municipal de Obras da cidade trabalha com alternativas para o escoamento da água que toma o lado oeste da cidade.

Entre as medidas definidas está a instalação de bombas flutuantes para ajudar escoar áreas que foram comprometidas pela ruptura dos diques localizados nos bairros Rio Branco e do Mathias Velho.

Atualmente, apenas as casas de bomba 1 e 2, no bairro Niterói, seguem com funcionamento normal e com monitoramento 24 horas.

Equipes da secretaria de Obras de Canoas se revezam nos locais para garantir o funcionamento dos equipamentos.

LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul deve ter frio intenso com temperatura abaixo de 5°C

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.