Parque da Prainha ganha “Marco Zero da Colonização” em Vila Velha
A obra de arte, criada pelo artista plástico Celso Adolfo, faz referência ao início da cidade no ano de 1535. Ela foi inaugurada nas comemorações de 489 anos
O Parque da Prainha, em Vila Velha, ganhou uma obra de arte a céu aberto, batizada de Marco Zero da Colonização. A inauguração aconteceu na festa de comemoração do aniversário de 489 anos do município na quinta-feira (25).
A obra, criada pelo artista plástico Celso Adolfo, faz referência ao início da cidade no ano de 1535. No centro, há uma placa, com a imagem de uma caravela, com a seguinte inscrição: “O Espírito Santo nasceu aqui. Vila do Espírito Santo. Vila Velha. 1535.”
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo informações da Prefeitura de Vila Velha, o mosaico conta a história da colonização, retratando Vasco Fernandes Coutinho, o escudo de Portugal, a caravela Glória usada por ele em sua chegada em Vila Velha.
Também estão presentes os povos originários, os pescadores da Prainha, a imagem de Frei Pedro Palácios apontando para as palmeiras do Convento da Penha e o mapa do Espírito Santo elaborado em 1535.
A obra de arte é contornada com uma figura de uma corda náutica, que também está presente na arquitetura da Igreja do Rosário, numa referência a Nossa Senhora do Rosário e à colonização dos portugueses no Espírito Santo.
LEIA TAMBÉM: Rodovia do Sol será parcialmente interditada no fim de semana para prova de ciclismo