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Previsto para operar ainda em 2022, Aquaviário terá a mesma tarifa do Transcol

Caso o sistema comece, de fato, a operar em 2022, o usuário terá que desembolsar o valor de R$ 4,20 para realizar uma viagem

Redação Folha Vitória
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Foto: Governo do Estado/divulgação
Projeção de uma estação do Aquaviário na Praça do Papa, em Vitória
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Continua previsto para o segundo semestre deste ano o início da operação do novo sistema aquaviário na Grande Vitória. Com obras em andamento em Cariacica, Vila Velha e Vitória, já foi definido que o valor da tarifa será a mesma vigente no Transcol.

Caso o sistema comece, de fato, a operar em 2022, o usuário terá que desembolsar o valor de R$ 4,20 para realizar uma viagem. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Semobi), no caso de utilização do ônibus e do aquaviário será permitida a conexão temporal, ou seja, o usuário terá um tempo para trocar de modal sem pagar uma nova tarifa.

Os pontos de embarque e desembarque ficarão em Porto de Santana, em Cariacica; na Prainha, em Vila Velha; e na Praça do Papa e na Rodoviária, em Vitória, onde as obras ainda estão em fase inicial.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre a operação dos barcos, como de embarcação. Segundo a Semobi, as características serão conhecidas após a publicação do edital, prevista para acontecer até junho. No entanto, já está definido que os barcos terão ar condicionado e espaço para transporte de bicicletas. 

Impasse quase atrasou obras em Vitória

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As obras dos píeres na Praça do Papa e na Rodoviária de Vitória foram as últimas a serem iniciadas. Isso porque havia um impasse entre o governo Estadual e a Prefeitura da Capital.

O impasse girava em torno de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que a Prefeitura de Vitória exigia que o governo do Estado apresentasse para autorizar o início das obras.

A administração municipal afirmava que o documento é exigido pelo Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória em caso de empreendimentos enquadrados como geradores de impacto de vizinhança, como a implantação de um sistema metropolitano de transporte coletivo.

Por outro lado, a Semobi pedia a reconsideração do pedido da prefeitura, alegando se tratar de uma estrutura de baixo impacto, similar a um ponto de ônibus.

Após meses de impasse, a Prefeitura de Vitória e o governo do Estado chegaram a um acordo para que as obras do terminal aquaviário pudessem ter início na capital capixaba.

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No dia 11 de março foi assinado um Termo de Compromisso Ambiental e Urbanístico para a implantação dos novos atracadouros, após um encontro mediado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). A reunião selou um acordo a respeito do problema, com a assinatura do Termo de Compromisso Ambiental e Urbanístico.



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