/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

VÍDEO | Larvas são encontradas em marmitas de restaurante da Ufes

Alguns estudantes gravaram vídeos em que é possível ver as larvas no meio da comida

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) reencontraram larvas na comida oferecida pelo restaurante universitário. Nesta quinta-feira (05), um aluno de Direito gravou um vídeo relatando o problema no campus de Goiabeiras, em Vitória.

A estudante de Fonoaudiologia Kaillany Oliveira e a amiga foram surpreendidas no almoço desta sexta-feira (06). A jovem relatou ao Folha Vitória que, quando abriu a marmita, ficou com receio do que iria encontrar por conta de outro caso registrado na última quinta-feira.

"Comecei a comer, sempre olhando e abrindo a comida. O cardápio era arroz, feijão, macarrão, quiabo e quibe assado. Quando estava comendo o macarrão, olhei para a marmita e tinha uma larva em cima", disse.
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A jovem contou que tem fobia de larva e ficou apavorada com a situação. Ela mostrou a marmita para a amiga e saiu da mesa para respirar. A amiga que a acompanhava gravou um vídeo mostrando a larva (assista acima) e avisou para as pessoas que estavam no restaurante universitário. 

Após se acalmar, Kaillany voltou e jogou a comida no lixo. Ela contou que ficou revoltada com a situação, mas como tinha outro compromisso, não chegou a procurar a administração do restaurante para reclamar. 

"Ter encontrado uma larva na comida é revoltante. Quando acontece uma vez pode ter sido um erro simples, mas aconteceu com muitas outras marmitas, tanto no campus de Maruípe, quanto no de Goiabeiras (ambos em Vitória). Hoje foi o segundo dia que encontramos larvas em marmitas porque ficamos atentos. Imagina as pessoas que estão comendo na correria, que nem percebem", destacou. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Um grupo de estudantes criou um perfil nas redes sociais para denunciar as larvas encontradas. Os alunos também organizam uma manifestação para a próxima semana. 

"Essa situação é um descaso com a comunidade universitária. Para muitos, essa marmita é a única refeição completa do dia. Independente das pessoas que consomem, se pagam ou se possuem auxílio para pegar marmita gratuita, é uma falta de respeito, além da falta de higiene com a comida", completou Kaillany.

O que diz a Ufes? 

A Ufes explicou que, por conta da pandemia, os serviços de alimentação passaram a ser supridos pelo fornecimento de marmitas. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) destacou que está realizando todos os esforços para regularizar o fornecimento de refeições por meio de produção própria nos restaurantes universitários, o que ocorrerá tão logo a contratação das empresas fornecedoras de serviços terceirizados esteja concluída e as equipes aptas a iniciarem os trabalhos.

Após o caso registrado nesta quinta-feira (05), a Diretoria de Gestão de Restaurantes da Ufes informou que a marmita do estudante de direito foi trocada logo que o problema foi identificado. 

Ainda segundo a Diretoria, o fornecedor das marmitas foi notificado para que adote as medidas de prevenção necessárias.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo a Diretoria, desde o semestre letivo 2021/2, os restaurantes universitários retomaram seu funcionamento fornecendo marmitas que podem ser consumidas nas instalações dos restaurantes ou retiradas para “viagem”. Essa foi uma medida temporária e o contrato com a empresa fornecedora já está em fase de finalização.

O órgão destacou que está realizando todos os esforços para regularizar o fornecimento de refeições por meio de produção própria nos RUs.

"Conforme comunicado divulgado esta semana no portal da Ufes, a previsão é que o início do fornecimento de refeições por meio de produção própria ocorra no dia 23 de maio nos RUs dos campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, com atendimento no sistema prato e bandeja (self-service). Os RUs do campus de Alegre e da unidade de Jerônimo Monteiro retomarão suas atividades com o fornecimento de refeições a partir da próxima segunda-feira (09)", disse em nota.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"A Proaeci orienta aos usuários que, caso encontrem qualquer irregularidade nas marmitas, comuniquem à equipe do restaurante, que providenciará a substituição imediata da refeição e adoção de outras medidas cabíveis", complementou.

O que diz a empresa responsável pelas marmitas? 

Em nota, a Nutrivip Alimentação disse que os casos relatados são fatalidades e pontuais. Segundo a prestadora de serviço, na quinta-feira (05) foram fornecidas 2.213 refeições com dois relatos da ocorrência e na sexta-feira (06) foram fornecidas 1.904 refeições com quatro relatos.

A empresa explicou que investigou a causa e afirma que as lagartas são provenientes dos vegetais berinjela (fornecido no dia 05) e quiabo (fornecido no dia 06). 

"São lagartas comuns em solanáceas e proliferam mais durante passagens climáticas. As lagartas não são nocivas à saúde, caso seja ingeridas, mas a orientação é o descarte de qualquer alimento com a incidência do inseto", disse.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

A Nutrivip Alimentação frisou que quando soube do ocorrido, imediatamente, iniciou um plano de contingência para sanar a questão.

"Nosso primeiro passo foi a revisão do cardápio para os próximos dias, suprimindo hortifrutis que são mais propícios a esse tipo de ocorrência. Além disso, toda nossa equipe foi prontamente advertida e um treinamento de emergência realizado", complementou.

A empresa disse ainda que está a disposta a receber alunos ou representantes para que conheçam as instalações e todo o processo de produção. "Estamos certos que com diálogo podemos estabelecer uma relação de parceria e respeito".

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.