Dino (divulgador de notícias)

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Dieta Mediterrânea é responsável pela longevidade italiana

Chef de restaurante romano e o diretor executivo da Italcam ressaltam a importância dessa alimentação milenar na saúde da população do país europeu

Dino - Divulgador de Noticias
audima
audima
Foto: Reprodução/Pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Eleita a melhor dieta no ranking elaborado pelo US News & World Report, conglomerado de mídia dos EUA que faz este estudo há mais de 30 anos, a dieta Mediterrânea foi tema do webinar “Sustentabilidade Agroalimentar e Dieta Mediterrânea”, organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo - Italcam. O evento faz parte do projeto True Italian Taste, promovido e financiado pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale e realizado pela Assocamerestero (Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior) para promover e salvaguardar o valor da autenticidade dos produtos italianos no mundo.

Participaram do webinar Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina em São Paulo e diretor executivo da Italcam, e Claudio Rocchi, chef e sócio do restaurante Osteria Palmira, sediado na cidade de Roma.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“A dieta Mediterrânea tem séculos de história, pois se baseia nos hábitos alimentares dos povos que vivem nos países banhados pelo mar mediterrâneo”, lembrou Landulfo. Ainda segundo o executivo, “é reconhecida como dieta mais sustentável por ser saudável no sentido nutricional, economicamente acessível e com baixo impacto ambiental atendendo as necessidades do presente sem comprometer as futuras gerações”.

Rocchi também ressaltou que a dieta representa uma culinária simples, baseada em plantas, com a maior parte de cada refeição destinada a frutas e vegetais, grãos integrais, leguminosas e sementes, castanhas e grande ênfase em azeite de oliva.  Segundo o chef, "essa diversidade de alimentos deve-se ao patrimônio agrícola da Itália que é uma linha de mil quilômetros de mar mediterrâneo. 

Estudos demonstraram que a dieta tem um impacto ambiental baixo por usar pouca gordura animal. O uso é quase exclusivo de matéria-prima natural, respeitando a sazonalidade anual”.

Dieta sustentável 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

De acordo com Landulfo, não existe uma única dieta, mas um número de variações adaptadas à cultura dos vários países. Desta forma, o termo "Dieta Mediterrânica" implica a existência de algumas características comuns nos países do Mediterrâneo como uma dieta sustentada maioritariamente por alimentos de origem vegetal, caracterizando-se pelo elevado consumo, em quantidade e frequência, de frutas e vegetais, cereais (preferencialmente integrais), leguminosas e frutos oleaginosos, azeite, quantidades moderadas de peixe, ovos e laticínios, pequenas quantidades de carne e vinho tinto com moderação.

Além disso, respeita a sazonalidade dos produtos, a biodiversidade, o uso dos recursos e utilização de produtos tradicionais e locais. Mas, como destaca Rocchi, também preza pela convivência às refeições, assim como a atividade física pós refeição e descanso adequado.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

“Em comparação com a dieta ocidental, que se caracteriza pelo elevado consumo de carne, gordura saturada e açúcar, a dieta mediterrânica apresenta um baixo impacto ambiental, é mais saudável e sustentável social e culturalmente”, afirma o diretor executivo da Italcam.

Impacto na saúde

Em 16 de novembro de 2010, a dieta Mediterrânea foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO como patrimônio Cultural Imaterial da Itália, lembra Landulfo. “Inclusive com a prática sustentável, ela foi reconhecida como sendo capaz de melhorar o futuro do planeta. Os fatos demonstram que a dieta é uma das responsáveis pela longevidade italiana. A expectativa de vida no país é de 83 anos com qualidade até os 75 anos”.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.