/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Viana apura se 47 servidores municipais receberam auxílio emergencial de forma indevida

Servidores que forem confirmados por receber o valor indevidamente estão passíveis de demissão

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Prefeitura de Viana
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O auxílio emergencial do Governo Federal, que foi criado em decorrência da pandemia da Covid-19, pode ter sido recebido indevidamente por 47 servidores municipais de Viana. Com base nesse levantamento, a Prefeitura da cidade iniciou uma apuração interna para verificar se houve omissão de informações por parte dos servidores para obtenção do benefício.

De acordo com o secretário de Controle e Transparência do município, Érico Lopes, os servidores que forem confirmados por receber indevidamente o auxílio emergencial estão passíveis de demissão.

Os dados foram levantados por um grupo integrado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e a Controladoria Geral da União, que oficiou a Prefeitura de Viana recomendando a notificação dos servidores identificados para que promovam espontaneamente a restituição aos cofres públicos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além da penalização administrativa do agente público, a confirmação das irregularidades também pode ocasionar na responsabilização cível e penal. “Reafirmamos o compromisso com a legalidade, não sendo lenientes com qualquer ato ilícito da parte de nossos servidores. Estamos contribuindo com os órgãos responsáveis na identificação de possíveis irregularidades”, frisou o secretário.

O benefício emergencial é destinado a pessoas sem vínculo empregatício, em vulnerabilidade social e que sofreram prejuízo nesse período de pandemia. Os recursos recebidos irregularmente junto ao Ministério da Cidadania devem ser devolvidos aos cofres públicos federais, cabendo ao Ministério Público junto à Comissão de Processo Administrativo Disciplinar analisar caso a caso para verificar se houve a tentativa de cometer fraude ou não.

Abertura de Investigação

Por determinação do prefeito Wanderson Bueno, 17 investigações preliminares foram abertas e 30 estão aguardando o término do prazo de devolução para abertura das investigações. A comissão de sindicância avaliará se os servidores receberam por algum erro do Governo Federal ou se houve tentativa de fraude.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Todos os casos já foram encaminhados ao Ministério Público Federal para apuração criminal dos crimes de estelionato e falsidade ideológica e os servidores poderão ser exonerados após o processo administrativo que já está em andamento.

"É inadmissível que, no contexto atual, em que sabemos que pessoas estão em situação extrema de pobreza e precisam receber uma ajuda como o auxílio emergencial, não foram contemplados, e servidores que não precisam, receberam", disse o prefeito.

Denúncia e devolução

A população pode verificar no site de consulta do auxílio emergencial casos de recebimento do benefício ou o uso do CPF. O Ministério da Cidadania permite a devolução dos valores recebidos, para isso basta acessar o site www.devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br.

No sistema de consulta do auxílio emergencial, o cidadão pode verificar se o seu CPF foi utilizado indevidamente para o recebimento do benefício, através do site www.consultaauxilio.dataprev.gov.br.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Caso identifique o uso indevido do seu CPF ou queira denunciar sobre o uso indevido do programa o cidadão pode ligar para o telefone 121 ou acessar a plataforma Fala.BR através do site www.falabr.cgu.gov.br.

As informações são da Prefeitura de Viana

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.