/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Hóspede indiano testa positivo para covid-19 em Vitória, confirma governador Renato Casagrande

Informação foi confirmada durante cerimônia de vacinação de portuários e aeroportuários no Palácio Anchieta

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um indiano que estava hospedado num hotel na orla de Camburi, em Vitória, testou positivo para covid-19. Ele apresentou sintomas e a Vigilância Sanitária interditou o hotel no início da tarde desta sexta-feira (28). Ainda não é possível afirmar que ele está infectado pela nova cepa indiana. O material coletado será analisado pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, para confirmação.

Outros dois indianos, companheiros de trabalho deste hóspede, também estavam em isolamento mas testaram negativo para covid. A informação foi confirmada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante a cerimônia de início da vacinação de portuários e aeroportuários no Palácio Anchieta, na capital.

"Nós já identificamos um hóspede contagiado. O que estamos investigando agora é se essa pessoa está com a variante indiana ou não", disse o governador.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O subsecretário de Estado da Saúde, Luiz Carlos Reblin, explicou que o hotel foi isolado e que todos que estiverem no local serão testados. "São 52 adultos e cinco crianças, além de 37 trabalhadores do hotel. Todos farão o teste RT-PCR para identificar se estão com o  vírus. Se der positivo, como o primeiro caso de passageiro indiano, o material será enviado para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, que é o órgão que faz a análise e confirma as variantes", descreveu.

TV Vitória
Suellen Araujo/TV Vitória
TV Vitória
TV Vitória

"Acho que todos aqui acompanham a preocupação mundial com essa variante do vírus, da possibilidade de causar grandes surtos onde se instalada. O hotel não recebe mais clientes. Ninguém mais o acessa. Tinha evento previsto que já foi cancelado. As pessoas que estão hospedadas só vão sair depois de autorização das autoridades sanitárias ali presentes", continuou Reblin.

Rede de investigação

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo Casagrande, os hóspedes e funcionários serão isolados no estabelecimento. "Nossa equipe está trabalhando. Estamos contactando as pessoas que transportaram os hóspedes para o hotel e isolando essas pessoas em suas casas", pontuou.

O governador também cobrou mais ação do Governo Federal em relação à vigilância nas fronteiras. "Isso mostra a necessidade de uma ação de vigilância, mostra como é importante que o Governo Federal estabeleça um controle nos portos e aeroportos", frisou.

Navio para a Índia

Os indianos chegaram ao Espírito Santo num voo vindo de São Paulo. Eles levariam um navio atracado no litoral capixaba para a Índia. O passageiro que testou positivo já chegou ao Estado com sintomas de covid-19, com tosse, coriza e febre. 

Diante do quadro, o hotel acionou a Vigilância Sanitária. Os profissionais foram até o quarto dos estrangeiros e aplicaram o teste tipo swab. Em seguida, foi feito um rastreamento entre os funcionários que tiveram contato direto com os três asiáticos. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A testagem foi estendida aos outros funcionários e hóspedes do hotel. A área da piscina, por ser ampla e ao ar livre, foi adaptada para a coleta de material. Cerca de 100 testes serão aplicados para investigação de possíveis infecções. 

Leia também: Indiano com covid no ES: hóspedes de hotel só poderão sair após resultado de exames

Leia também: VÍDEO I Hotel em Vitória é fechado após hóspedes indianos apresentarem sintomas de covid




/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.