/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Em risco moderado, Vitória retorna com aulas presenciais em todos os níveis; veja datas

Capital volta a receber os estudantes nas escolas, do ensino infantil ao superior

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vitória/ Diego Alves
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A capital capixaba passa a ser considerada como risco moderado para disseminação da covid-19, de acordo com o novo mapa de risco, que entra em vigor a partir desta segunda-feira (17), no Espírito Santo. Com isso, a Secretaria de Educação de Vitória divulgou o calendário de retorno das aulas presenciais conforme as séries, após mudança na classificação.

Com a nomenclatura, é permitido que o município retome as aulas nas escolas em todos os períodos e séries, da Educação Infantil ao curso superior. O retorno está marcado a partir desta segunda-feira (17) na rede pública da capital. Assim, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também retornam às aulas presenciais. Nos casos da EJA, o revezamento ocorre apenas nas salas de aula em que houver essa necessidade para cumprir o protocolo de distanciamento físico, de 1,5 metro. Não há divisão dos estudantes em grupos de cores.

Anos finais do fundamental

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental agora têm data para retornar também às salas de aula. Será no dia 24 de maio, para quem é do grupo azul. E no dia 31 de maio para aqueles que forem do grupo laranja.

As famílias que assim desejarem podem permanecer com os estudantes em casa, no ensino remoto emergencial.

Veja como fica o retorno presencial em Vitória

- 17 de maio: crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil, sem revezamento
- 17 de maio: estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, grupo laranja
- 17 de maio: estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- 24 de maio: estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, grupo azul
- 31 de maio: estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, grupo laranja

Matrículas

Da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, até a Educação de Jovens e Adultos, a rede municipal de ensino de Vitória aceita matrículas de estudantes durante todo o ano letivo.

Na unidade de ensino mais próxima de casa, o pai, a mãe ou responsável faz o registro da demanda e indica as unidades de ensino de preferência para matricular a criança.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

É necessário levar certidão de nascimento da criança e um comprovante de residência original (IPTU; ou contrato de aluguel; ou recibo de imóvel; ou talão de água, de luz ou de telefone). Para a matrícula na Educação Infantil, também é necessário apresentar a carteira de vacinação atualizada. Já no Ensino Fundamental, é preciso levar o histórico escolar ou outro comprovante de escolaridade equivalente.

O interessado na Educação de Jovens e Adultos deve procurar uma das unidades de ensino levando consigo o histórico escolar (para quem tem ensino fundamental incompleto), carteira de identidade e comprovante de residência. Quem não possui o histórico realiza uma prova para classificação. Analisando seu desempenho, os professores avaliam em que etapa o estudante pode se integrar.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.