/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Estudo da Nasa conclui que Lua está diminuindo de tamanho

De acordo com os cientistas, o satélite natural da Terra perdeu 50 metros nas últimas centenas de milhões de anos

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Nasa
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um estudo feito pela Nasa e divulgado nessa segunda-feira (13), concluiu que a Lua está diminuindo de tamanho e enrugando. De acordo com os cientistas, o satélite natural da Terra perdeu 50 metros nas últimas centenas de milhões de anos.

A superfície da Lua adquire novas falhas e depressões conforme ela diminui de tamanho. As alterações no relevo podem chegar a dezenas de metros de altura e se estender por vários quilômetros.

"Nossa análise dá a primeira evidência de que essas falhas ainda estão ativas e provavelmente produzindo tremores, à medida que a Lua continua a esfriar e encolher gradualmente", diz Thomas Watters, cientista sênior do Centro de Estudos da Terra e Planetas do Instituto Nacional do Ar e do Espaço dos EUA.

Os dados usados na pesquisa foram coletados por sismógrafos instalados durante a missão Apollo 11, que levou o homem à Lua pela primeira vez. Esses equipamentos conseguem medir os tremores que ocorrem em uma determinada região lunar.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Outra evidência das mudanças que estão ocorrendo, foi obtida pela sonda LROC (Lunar Reconnaissance Orbiter Camera), que fotografa a Lua desde 2009. O equipamento revelou que uma região próxima ao polo Norte também está ganhando pequenas elevações e inclinações.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.