/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Ciclone com possíveis características subtropicais pode estar se formando na costa do ES

Comunicado da Marinha do Brasil alerta para o fênomeno que pode chegar a ventos de 102 km/h. Tempestade, se for confirmada, receberá o nome de "Jaguar"

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Windy
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Marinha do Brasil emitiu um comunicado neste domingo (19) prevendo a formação de um ciclone com possíveis características subtropicais em alto-mar, entre a costa do Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro.

O ciclone, segundo o comunicado, poderá ser classificado como uma Depressão Subtropical e, caso a intensidade supere os 63 km/h, será reclassificado como Tempestade Subtropical "Jaguar", expressão que em tupi-guarani significa "lobo".

O fenômeno está associado à convergência dos ventos sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar se encontra entre 27°C e 29°C, portanto, acima de sua média climatológica para o mês, além de influências em médios e altos níveis da troposfera (camada mais baixa da atmosfera).

São esperados ventos fortes, podendo atingir 102 km/h em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, nas proximidades do litoral norte do Rio de Janeiro, até o dia 20.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Há previsão de mar em estado entre grosso e muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar até o dia 20 à noite e entre 3,0 a 3,5 metros com possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre São Sebastião (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas chegando a 2,5 metros até o dia 20 pela manhã.

A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa. Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.