"Atentado à liberdade de imprensa", afirma ABERT sobre ataque a carro da TV Vitória
A ABERT afirma condenar qualquer tipo de violência, principalmente quando se trata de represália ao trabalho jornalístico
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) emitiu uma nota de repúdio ao ataque sofrido pela equipe de reportagem da TV Vitória, na tarde desta segunda-feira (06).
A repórter Talita Carvalho fazia uma cobertura ao vivo para o programa Balanço Geral sobre uma operação integrada da Polícia Civil e Polícia Militar na região do morro do Bonfim, em Vitória, quando criminosos atearam fogo no carro de reportagem que estava parado ao lado da Delegacia Patrimonial. De acordo com a Talita Carvalho, no momento do incêndio testemunhas relataram que três pessoas colocaram um objeto suspeito embaixo veículo, que pegou fogo logo em seguida.
A ABERT afirma condenar qualquer tipo de violência, principalmente quando se trata de represália ao trabalho jornalístico. Leia a nota na íntegra:
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia o ataque ao carro de reportagem da TV Vitória, durante cobertura jornalística de operação policial que acontecia nas proximidades da Delegacia Patrimonial, no bairro da Penha, em Vitória (ES), nesta segunda-feira (06).Enquanto a equipe acompanhava a prisão de suspeitos dos ataques que aconteceram em fevereiro a uma empresa que fornece alimentos para presídios, testemunhas afirmam que três homens colocaram explosivos debaixo do veículo, provocando um incêndio que destruiu o carro e equipamentos da emissora. Ninguém se feriu,pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
A ABERT condena todo e qualquer tipo de violência contra profissionais e veículos de comunicação, em especial, quando se trata de represália ao trabalho jornalístico. Atos como este são um atentado à liberdade de imprensa e ao direito do cidadão de ser informado sobre fatos de interesse público.
A ABERT pede à autoridades locais a apuração rigorosa do caso e a punição dos responsáveis.